A secretária de Desenvolvimento Econômico do Piauí (SDE), Janaínna Marques (PT), foi condenada a 3 anos e 4 meses de reclusão e 16 dias de multa por omitir informações fiscais quando foi prefeita do município de Luzilândia (PI), entre janeiro de 2007 e dezembro de 2009.
![Deputada Janaína Marques é condenada a prisão pela Justiça Federal - (Divulgação )](https://portalodia.com/storage/images/QYVYmN1kUtPRoF8dX4ohGOtG50AjIp902oWkPStU.jpg)
LEIA TAMBÉM
- Discurso de possível apoio de petistas a Ciro Nogueira é precipitado, diz João de Deus, presidente do Partido dos Trabalhadores
- Luciano Nunes assume nova função na Alepi e comenta a fusão do PSDB com outras siglas
- Projeto de lei pode dar isenção de taxas em concursos para mulheres doadoras de leite no Piauí
Janaínna Marques também é deputada estadual e está licenciada para ocupar cargo administrativo. A denúncia contra a parlamentar foi realizada pelo Ministério Público Federal, imputando práticas de crimes tipificados nos artigos 168-A e 337-A do Código Penal, de quando foi prefeita do município de Luzilândia.
A ex-prefeita do município, segundo o MPF, teria realizado conduta dolosa ao omitir as GFPs de dados cadastrais e fatos geradores de contribuições previdenciárias referentes às remunerações pagas em sua administração a segurados empregados, como pagamento de contribuintes individuais e valores devidos vinculados ao RGPS a título de 13º salário.
O MPF disse que a parlamentar não informou à Receita Federal as DCTFs da municipalidade entre janeiro de 2007 e dezembro de 2009 sobre a totalidade dos valores devidos a título de contribuição do PASEP e que, no período, a Prefeitura de Luzilândia, sob seu comando, omitiu um montante de R$ 285.265,51 nas DCTFs, o que reduziu o pagamento de tributo devido à União.
Com isso, a Justiça Federal condenou a parlamentar a uma pena definitiva de 3 anos e 4 meses de reclusão e 16 dias de multa. Os dias-multa serão multiplicados por 1/30 (um trigésimo) do salário mínimo vigente ao tempo da prática do delito, diante da situação econômica da ré, e o total será pago no prazo de 10 dias, após o trânsito em julgado desta sentença.
A decisão da Justiça Federal cabe recurso.
A deputada foi procurada por esta reportagem, mas até o momento não houve retorno, o espaço segue aberto para manifestação.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.