Começou nesta terça-feira (08) a Cúpula da Amazônia, evento que reúne chefes de Estado de países amazônicos para discutir iniciativas para o desenvolvimento sustentável da região. Este ano, o Piauí enviou uma representante para o encontro. Trata-se da servidora Theonia Pereira, lotada na Secretaria de Governo do Estado. Theonia se encontrará com líderes como o presidente Lula e os presidentes da Bolívia, Colômbia, Guiana do Peru e Venezuela.
Um dos objetivos da Cúpula da Amazônia, que terminará amanhã (09), é fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), uma organização internacional sediada em Brasília.
Para Theonia Pereira, a Cúpula da Amazônia retrata um novo momento que o Brasil vive. “Não existe um evento tão grande, desde a última década, que contemplasse os povos amazônicos, tendo em vista que o meio ambiente tem sido debatido amplamente entre a juventude que se vê comprometida com essa pauta. Por isso, é importante que o Piauí tenha representante no evento”, destacou.
Durante o evento serão debatidas soluções para os problemas enfrentados pelos governos e organizações com o intuito de compartilhar experiências da preservação do meio ambiente, conservação do meio ambiente e sustentabilidade econômica. A ideia do encontro é que os países acolham as propostas discutidas mas com autonomia para entender o que é melhor para si.
Leia também: Piauí foi o quarto estado brasileiro mais afetado por incêndios e queimadas em junho, aponta estudo
Além de Theonia Pereira, a Cúpula da Amazônia também contará com a presença de Carlos Nobre, um dos maiores pesquisadores brasileiros na área do Aquecimento Global; Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social; Helder Barbalho, governador do Pará, Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém e Bia Caminha, vereadora de Belém.