Com o aumento de número casos e novos óbitos registrados por covid-19 no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está orientando que os grupos prioritários procurem os postos de saúde para tomar a vacina contra a doença. A medida é importante para evitar os sintomas mais graves do vírus. Na manhã desta quarta (9), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) esteve reunido a fim de discutir ações e estratégias para combater a disseminação do coronavírus no Estado.
De acordo com Cristiane Moura Fé, diretora de vigilância e atenção à saúde da Sesapi, a maioria dos óbitos registrados nos últimos dois meses são de pessoas dos grupos prioritários, como idosos ou pessoas com comorbidade. “Por isso, orientamos que quem estiver com a vacina em atraso procure um posto de saúde”, afirma.
Desde o dia 1º de janeiro, o Ministério da Saúde adotou uma nova estratégia de imunização. Segundo o novo calendário, fazem parte dos grupos prioritários indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Para esta população o intervalo entre as doses da vacina deve ser de 6 meses.
Já para os demais públicos, o intervalo será anual: pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.
O COE orienta ainda aos municípios que elaborem seus planos municipais de vacinação e divulguem os boletins semanais da doença. Quanto aos leitos, a Sesapi já iniciou a ampliação de leitos na capital e interior.
Taxa de positividade cresce no Piauí
Conforme dados divulgados pela Sesapi, a taxa de positividade de exames realizados pelo Lacen saiu de 35% para 38,2%. Apenas na primeira semana deste ano, foram notificados 249 casos da doença. Além disso, dois óbitos foram registrados.
LEIA TAMBÉM
Onde se vacinar em Teresina?
Em Teresina, novos quatro postos de vacinação contra a Covid-19 foram instalados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os pontos de vacinação estarão disponíveis na Maternidade Wall Ferraz, Hospital do Promorar, Hospital do Satélite e no Centro de Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), este último exclusivo para os trabalhadores da saúde.
Dicas de prevenção contra a Covid-19
Primeiramente, evite contato com pessoas que estejam doentes ou com sintomas. Opte por ficar em casa quando estiver doente. Além disso, utilize lenços de papel para cobrir boca ou nariz ao tossir (jogue o papel no lixo). Evite tocar olhos, boca e nariz. Confira a seguir outras orientações:
Lave as mãos:
- A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir;
- Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez;
- Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar, sem esquecer do polegar;
- Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool 70%;
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas:
- Em locais com grande concentração de pessoas (transporte público, por exemplo), é preciso tomar cuidados especiais;
- Preferencialmente, mantenha-se a pelo menos um metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando;
- Utilize máscara de proteção cobrindo boca e nariz;
- Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado (dobra do cotovelo). Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas;
- As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho;
Use álcool gel e máscara:
- O uso de álcool gel 70% é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão;
- A utilização de máscaras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos.
- Utilize máscaras ao sair de casa, mesmos e não estiver com sintomas gripais.
- Mantenha a máscara ajustada no rosto durante todo o tempo de uso, sem frestas entre a máscara e o rosto;
- Evite tocar a máscara que se está usando com as mãos não higienizadas.