Após registrar aumento de casos de Covid-19, o Piauí confirmou três mortes pela doença durante o último final de semana. Os óbitos são de pacientes dos municípios de Elesbão Veloso e Campo Grande, no Piauí; e do município de Bom Lugar, no Maranhão. As vítimas possuíam morbidades.
Em Teresina, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o número de testes positivos vem aumentando desde a semana de 19 de novembro. Nas últimas três semanas, a capital somou 110 casos positivos. Por outro lado, a FMS afirma que o aumento de notificações não refletiu ainda na evolução de casos graves e óbitos.
O Piauí está em alerta desde que o vizinho estado do Ceará confirmou através de um sequenciamento genético a circulação no estado da variante JG.3, que é descendente da EG.5, e que já havia sido registrada em estado do Sul e Sudeste do país. A Sesapi, porém, diz que não há registro delas no estado.
“O fato de não termos casos dessas novas sublinhagens não quer dizer que devemos relaxar com a imunização, por isso, chamamos esse público específico para retornar aos postos de saúde e tomar mais uma dose da vacina bivalente”, comentou a Diretora de Vigilância em Saúde, da Sesapi, Cristiane Moura Fé.
Vacinação
As pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses, devem retornar aos postos de saúde para receber mais uma dose da vacina bivalente, orientou a Sesapi.
“Todas as vacinas disponíveis atualmente no SUS são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes, e a Sesapi está sempre abastecendo os municípios com os imunizantes enviados pelo ministério para que os mesmos realizem a vacinação da população”, disse a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.