Atualizada às 11h57
O Corpo de Bombeiros conseguiu localizar o corpo da adolescente Cecília Vitória Silva Paz por volta das 10h da manhã de hoje (22). Segundo os bombeiros, o corpo dela estava a cerca de 20 Km de onde aconteceu o afogamento e boiava na superfície. O corpo será, agora, encaminhado para o IML para exame cadavérico.
Além de Cecília, o corpo de Robson Soares Barbosa, 53 anos, já havia sido localizado ontem (21). Os dois tomavam banho no Rio Parnaíba quando a jovem começou a se afogar e Robson nadou para tentar salvá-la.
Iniciada às 09h06
O Corpo de Bombeiros retomou, nas primeiras horas da manhã de hoje (22), as buscas pelo corpo da adolescente Cecília Vitória Silva Paz, 17 anos, vítima de afogamento no Rio Parnaíba. O incidente que tirou a vida da jovem aconteceu neste domingo (21), entre as cidades de São Francisco do Maranhão e Amarante, no Piauí. Cecília é sobrinha do secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.
Nas buscas, o Corpo de Bombeiros está empregando duas embarcações de pequeno porte (um jet-ski e um barco) e conta com a ajuda de uma equipe de mergulhadores. Os bombeiros já haviam conseguido resgatar, ainda no domingo, o corpo da outra vítima do acidente, Robson Soares Barbosa, 53 anos.
De acordo com o tenente Hamylton Lemos, Robson pulou no rio para tentar Cecília ao perceber que ela estava se afogando. “A jovem foi para um local mais fundo do rio e acabou sendo levada pela água. O Robson tentou resgatar a prima, mas também foi carregado pela correnteza”, relatou.
Robson era natural de Teresina e Cecília residia no município de Grajaú, no Maranhão.
Bombeiros alertam para cuidados ao banhar de rio
O Corpo de Bombeiros do Piauí faz um alerta sobre os riscos de afogamento ao banhar de rio, sobretudo nesta época do ano em que há ocorrência de chuvas que aumentam de forma rápida o nível das águas dos rios que cortam o Estado. A este fenômeno dá-se o nome de “cabeça d´água”. Quando há chuva nas cabeceiras, os rios sobem de maneira repentina, o que pode acarretar em maiores riscos nos momentos de lazer.
Os bombeiros lembram ainda que o nível da água em determinados locais pode esconder situações perigosas. O coronel José Veloso, porta-voz do Corpo de Bombeiros, explica quais são os acidentes mais comuns. “Eles acontecem quando as pessoas fazem travessias em riachos, córregos, na zona urbana. Tudo isso identificamos como afogamentos”, relata.
Adultos e adolescentes em geral são as principais vítimas de afogamentos em rios no Piauí. “Raramente temos ocorrências envolvendo crianças. A gente chama sempre a atenção, porque apesar das crianças não estarem na linha dos números, os casos são traumáticos para toda a família. É necessária que os pais redobrem a atenção com as crianças em locais de lazer”, orienta o coronel Veloso.
Veja abaixo orientações para evitar afogamento ao banhar de rio:
- Procure um local conhecido
- Não ultrapasse faixas e placas de aviso
- Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou águas poluídas
- Procure locais onde exista presença de salva-vidas ou Corpo de Bombeiros
- Evite nadar sozinho
- Não consuma bebida alcoólica antes de entrar na água
- Não se afaste da margem
- Não salte de locais elevados para dentro da água
- Não tente salvar outras pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado
- Prefira lançar flutuadores (boias) ao invés da ação corpo a corpo
- Acate as orientações dos Bombeiros ou salva-vidas
- Não abuse se aventurando perigosamente
- Não deixe crianças sozinhas
LEIA TAMBÉM
- No Piauí, casos de afogamentos no primeiro semestre já superaram todo o ano de 2022
- Mãe é suspeita de incendiar a própria casa e matar as filhas afogadas em Parnaíba
- Criança de seis anos morre afogada em piscina de clube em Teresina
- Bombeiros localizam corpo de jovem que morreu afogado no Rio Parnaíba, em Palmeirais