Na tarde desta sexta-feira (26), os moradores de Teresina e outras regiões do Piauí foram surpreendidos por um céu com tons de vermelho e laranja. Muitos registraram o fenômeno e publicaram nas redes sociais. Apesar da beleza do cenário, a coloração intensa no céu está ligada a um problema ambiental: a poluição do ar.
O tom avermelhado ocorre devido à "dispersão das ondas em vermelho". Esse fenômeno acontece quando o sol, ao se pôr ou nascer, está em um ângulo que faz com que sua luz atravesse uma camada maior da atmosfera. Durante essa passagem, a luz interage com partículas presentes no ar, como poeira, fumaça de queimadas e outros poluentes, que dispersam a luz em tons de laranja e vermelho.
No Piauí, o período de seca e a falta de chuvas contribuem para o aumento das queimadas, que liberam uma grande quantidade de partículas poluentes na atmosfera. Dados apontam que, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 59 incêndios florestais no estado. O município de Oeiras teve o maior número de ocorrências, com 20 registros, seguido por Picos (13), Teresina (10), Parnaíba (9) e Floriano (2).
Sendo assim, essas partículas, quando suspensas no ar, afetam a qualidade do ar e também intensificam o fenômeno de dispersão da luz solar, o que resulta em um céu mais colorido. "No começo da manhã ou no final da tarde, esses materiais em suspensão na atmosfera fazem com que as cores do céu sejam mudadas”, acrescenta Werton.
É importante destacar que, embora o visual possa parecer inofensivo, ele indica uma questão ambiental preocupante.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.