Esta é uma quarta-feira especial para os torcedores do Altos! No dia 19, o clube completa 10 anos de uma curta e vitoriosa história. Fundado em 2013 pelo atual presidente Warton Lacerda, o time leva o nome do município em que foi criado, localizado a 40 quilômetros da capital do Estado, Teresina.
Ao longo desses anos o clube acumulou uma série de conquistas. No Campeonato Piauiense, conquistou três títulos (2017, 2018, 2021). No Brasileirão, garantiu um acesso para Série C no ano de 2021. O Altos também foi responsável por classificações inéditas para o Piauí na Copa do Nordeste e também na Copa do Brasil.
"São dez anos de muita luta, de muito trabalho, de muita dedicação e muita paixão. É um time que dá orgulho ao Piauí, que traz esperança de chegar no topo das maiores competições do futebol brasileiro. Sabemos que não é fácil fazer futebol no nosso Estado, que requer ainda muito incentivo e apoio do torcedor no estádio, mas mesmo assim o clube trouxe muita alegria para a cidade de Altos e para o futebol piauiense", ressaltou Warton Lacerda.
Atualmente, a equipe manda os jogos da Série C em Teresina, por desentendimentos políticos com a atual gestão municipal da cidade de Altos. Com as cores tradicionais verde e branco, o clube tem como mascote o Jacaré e é carinhosamente chamado de "Manga Mecânica", pois a fruta é bastante popular no município altoense.
Hoje, o destaque do time principal é o atacante Manoel, apelidado de M9. Ele possui 91 gols com a camisa do Alviverde, incluindo gols de títulos estaduais, acessos e também o icônico gol de bicicleta contra o Flamengo na Copa do Brasil de 2022.
Além de M9, outros nomes já fizeram sucesso com a camisa do Altos. É o caso de Betinho, campeão da Copa do Brasil de 2012 pelo Palmeiras e ídolo do Altos. Segundo maior artilheiro da história do Manga Mecânica, Betinho joga atualmente no Amazonas.
Fase atual na Série C é preocupante
Único representante piauiense na Série C, a equipe tem conquistado um feito importante: é a única equipe piauiense a se manter na Terceira Divisão por três anos consecutivos. Porém, na atual edição da competição, não há nada a comemorar: o time é o lanterna do torneio com apenas 12 pontos e está ameaçado pelo rebaixamento.
A equipe já está no quarto treinador na temporada e ainda não encontrou o caminho das vitórias. A próxima tentativa de mudar essa realidade é no próximo domingo (23), quando enfrenta o Botafogo-PB no Lindolfo Monteiro.