Parlamentares da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovaram o requerimento que determina a realização de uma audiência pública para debater a atuação dos institutos de pesquisa em todo o estado durante as eleições municipais deste ano. O texto, de autoria do deputado Henrique Pires (MDB), foi aprovado em sessão plenária, realizada nessa terça-feira (22).
LEIA TAMBÉM
A principal argumentação do autor do requerimento visa discutir a enorme discrepância entre os dados apresentados durante a campanha eleitoral e os resultados que foram sacramentados com a apuração das urnas no dia 6 de outubro, data do último pleito eleitoral. Ainda não há data prevista para a realização da audiência pública na Alepi.
Em entrevista à imprensa, o deputado Henrique Pires justificou que a ação tem por objetivo indagar os institutos de pesquisa acerca da atuação destes, que, segundo ele, devem priorizar a seriedade dos trabalhos e que o levantamento de dados influencia diretamente na tomada de decisão ao voto que será depositado nas urnas.
“Comete crime aquele que está em estado famélico (extrema pobreza) e recebia uma cesta básica ou pagamento de um botijão de gás porque teria vendido voto. E o instituto que maquia a pesquisa, leva quantas pessoas a serem induzidas ao erro e está tudo bacana? Passou a eleição nada se faz mais nada. Não é assim. Pesquisa é uma coisa seríssima”, disse.
No requerimento apresentado pelo parlamentar à Casa Legislativa há ainda a argumentação sobre as pesquisas eleitorais realizadas na cidade de Canto do Buriti, interior do estado. Questionado o motivo de ter especificado a cidade no documento, Pires apenas destacou que o fato se dá em razão dele ter contratado levantamento de dados no município, mas que o requerimento é voltado para todo o Piauí.
“Todas vão (entrar em discussão). No requerimento, por exemplo, eu não mandei fazer pesquisa em Teresina, mas em Canto do Buriti pelo Dr. Felipe, parabéns a ele e a todo o seu grupo político. A gente fazia pesquisa de 15 em 15 dias, então saiu igualzinho os institutos sérios que fizeram pesquisa lá. Inventaram uns institutos malucos aí, não pode ser assim. A eleição passou”, relatou.
A Assembleia Legislativa deverá nos próximos dias divulgar quando e onde será a realização do encontro após a aprovação do requerimento para a audiência pública. Deverão participar das discussões, além dos proprietários de institutos de pesquisas, parlamentares da Casa e também toda sociedade civil organizada.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.