O Exame Nacional do Ensino Médio 2024 está chegando e as provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Com a proximidade da data, muitos estudantes e candidatos começam a se preparar, não somente em relação ao conteúdo estudado, mas também físico e mentalmente. Essa é uma prova muito importante, afinal, possibilita a entrada do candidato em uma instituição de ensino superior, e para garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível, é fundamental que o candidato esteja calma na hora da prova.
LEIA TAMBÉM
A psicóloga Ianny Luizy lembra que, apesar de ser um dia que exigirá muito do estudante, tanto do físico como do mental, é preciso manter a tranquilidade nesse momento. “Os alunos devem entender que tudo que eles fizeram e podiam fazer foi feito antes da prova, que eles estão preparados e que a prova será um reflexo de tudo que eles estudaram. A calma é importante para que eles consigam responder da melhor forma possível a prova”, comenta.
Uma dica da profissional, nessas semanas que antecedem o Exame, é tentar desacelerar nessa reta final, evitando se sobrecarregar com novos conteúdos e utilizar esse tempo para revisar o que já foi estudado. Além disso, boas noites de sono podem ajudar na disposição e concentração desse aluno. Então, a orientação da psicóloga é aproveitar esses últimos dias para relaxar.
A profissional acrescentando que o candidato pode aproveitar esses dias antes da prova para socializar, encontrar com os amigos, sair com a família ou simplesmente utilizar o dia para descansar a mente, e, claro, evitar falar de Enem.
Algumas técnicas podem ajudar o candidato a aliviar a tensão ou até mesmo uma crise de ansiedade que pode se desencadear no momento da prova. A psicóloga Ianny Luizy cita que a respiração é uma aliada na hora de manter a calma.
“O estudante vai praticar a respiração diafragmática, ou seja, respirar e segurar o ar por um tempinho e ir soltando aos poucos. Isso deve ser feito utilizando o diafragma e não o pulmão. Antes da prova, é possível também aplicar a técnica da escrita terapêutica, onde o candidato pode colocar todas as suas angústias no papel. Se na hora da prova ele tiver uma crise de ansiedade, pare um instante e faça um inventário de tudo que está vendo, para que ele volte para o momento presente”, conclui a psicóloga.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.