Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aeronave que caiu na Filadélfia fazia transporte médico de criança

Esse acidente ocorre apenas dois dias após outra tragédia aérea, envolvendo um helicóptero Black Hawk e um jato da American Airlines sobre Washington, D.C., que resultou na morte de 67 pessoas

01/02/2025 às 10h27

Um avião de transporte médico, que estava levando uma criança a bordo para tratamento nos Estados Unidos, caiu sobre uma área urbana da Filadélfia, na noite de sexta-feira (31). A aeronave, modelo Learjet 55, estava a caminho de Springfield, Missouri, quando caiu logo após a decolagem, resultando em uma grande explosão e incêndio na área do Roosevelt Mall.

Aeronave que caiu na Filadélfia fazia transporte médico de criança - (Reprodução/ Redes Sociais) Reprodução/ Redes Sociais
Aeronave que caiu na Filadélfia fazia transporte médico de criança

Seis pessoas estavam a bordo, incluindo a criança, sua mãe, e quatro membros da tripulação, que não sobreviveram. Segundo informações da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), o avião atingiu uma altitude de 500 metros antes de despencar, cerca de 30 segundos após a decolagem. O voo, com destino final a Tijuana, no México, havia feito uma parada na Filadélfia para transporte da criança, que estava sendo transferida para tratamento médico.

Imagens do local mostram uma grande bola de fogo e destroços espalhados por casas e veículos. As equipes de emergência, incluindo bombeiros e policiais, isolaram a área rapidamente. Autoridades locais confirmaram a gravidade do incidente, mas ainda não divulgaram todos os detalhes. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Filadélfia classificou o evento como um "grande incidente".

Esse acidente ocorre apenas dias após outra tragédia aérea, envolvendo um helicóptero Black Hawk e um jato da American Airlines sobre Washington, D.C., que resultou na morte de 67 pessoas. O presidente dos EUA, Donald Trump, expressaram suas condolências pelo ocorrido. "Que triste ver o avião cair na Filadélfia. Mais almas inocentes perdidas. Nosso pessoal está totalmente empenhado. Mais atualizações virão. Que Deus abençoe a todos vocês", escreveu o presidente em sua rede social.

Learjet 55

O Learjet 55 é uma aeronave bimotor executiva de porte médio e alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente quatro ou seis passageiros, com motorização turbofan da marca Garrett, projetado para viagens internacionais e intercontinentais, fabricado na década de 1980 nos Estados Unidos pela empresa americana Learjet, que utilizou como base um outro projeto similar de asa "Longhorn" e motor do Learjet 35, do mesmo tradicional fabricante de jatos executivos. 

Especificações:

  • Velocidade Máxima: 850 km/h
  • Alcance: 4 000 km
  • Peso Máximo de Decolagem: 9 300 kg
  • Envergadura: 13,3 m
  • Comprimento: 16,8 m
  • Altura: 4,5 m
  • Motorização: 2 x Garrett TFE731

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.