A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que, a partir desta sexta-feira (17), aumentará gradativamente a vazão da Barragem de Boa Esperança. A medida será adotada diante da previsão de chuvas e da necessidade de observação do volume de espera para o reservatório.
Segundo a Companhia, a vazão de saída terá o patamar de 1.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer até nova avaliação da situação. A Barragem de Boa Esperança fica localizada em Guadalupe, região Sul do Estado. No dia 15 de janeiro, o volume útil do reservatório encontrava-se em 52,22%, já no dia 16 de janeiro, o volume já tinha subido para 60.94%
A Chesd destacou que o período úmido iniciou no mês de novembro de 2024 e se estende até início de maio nas bacias hidrológicas do Nordeste, e a prática desta elevação consiste em procedimento normal para o período chuvoso.
Vale ressaltar que a operação de aumento da vazão não deve afetar as cidades vizinhas, pois a quantidade de água liberada é considerada segura para a calha do Rio Parnaíba, como foi confirmado pela empresa.
A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba.
A Empresa ressalta a importância e necessidade de que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação. As alterações de vazão, em ocorrendo, continuarão sendo comunicadas através de mensagem SMS. O recebimento das informações é voluntário, necessitando o solicitante enviar SMS com a palavra BOA para o número 27569.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.