Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Transporte público de Timon deverá contar com mais 40 ônibus e novas rotas; entenda

O projeto prevê a incorporação de 43 novos ônibus e a implementação de 11 novas linhas, todas geridas por uma empresa pública municipal.

12/02/2025 às 11h11

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a ampliação da frota e a criação de novas rotas do transporte público de Timon-MA, conforme estudo desenvolvido pela Prefeitura Municipal. O projeto prevê a incorporação de 43 novos ônibus e a implementação de 11 novas linhas, todas geridas por uma empresa pública municipal.

Transporte público de Timon deverá contar com mais 40 ônibus e novas rotas; entenda - (Divulgação) Divulgação
Transporte público de Timon deverá contar com mais 40 ônibus e novas rotas; entenda

O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Brito (PSB) após reunião em Brasília, que contou com a participação remota da Prefeitura de Teresina, demonstrando interesse em futuras colaborações entre as cidades.

O prefeito comemorou o aval da ANTT e destacou a importância da iniciativa para reestruturar o transporte público local.

“Fico muito feliz porque a ANTT deu sinal verde aos nossos projetos, aos nossos levantamentos, para que a gente possa colocar de volta o transporte público na nossa cidade de forma eficiente e constante. Então, nós apresentamos aqui um estudo, o nosso estudo prevê 43 ônibus, 11 rotas e prevê que obviamente esse sistema tem que ser gerido pelo município, pela empresa pública que nós iremos criar. Então, a ANTT nos autorizou a tocar o projeto em parceria com a consultoria Sertari, que é contratada da Prefeitura, para que a gente possa ter de volta o transporte público. Saio feliz dessa reunião, porque eu tenho certeza absoluta que o projeto que nós temos para nossa cidade vai ser um projeto vitorioso e quem vai ganhar obviamente somos nós cidadãos timonenses”, disse o gestor.

Com a autorização da ANTT, a Prefeitura de Timon agora poderá se concentrar na elaboração dos detalhes operacionais e no lançamento do processo licitatório para a aquisição dos novos ônibus. A expectativa, segundo a gestão, é que o sistema renovado comece a operar em breve, proporcionando mais eficiência e comodidade aos usuários do transporte público municipal.

Solução em seis meses

A vice-prefeita da cidade de Timon (MA), Socorro Waquim, prevê que a crise no transporte público da cidade seja resolvido em até seis meses. Segundo ela, a resolução para o problema está entre as metas planejadas pela nova gestão da cidade, que tem como prefeito Rafael Brito (PSB).

Recentemente, o Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) autorizou o início de circulação de novos ônibus e micro-ônibus na região, padronizados no sistema do transporte coletivo da cidade. A medida se deu em outubro de 2024, após a celebração de uma licitação emergencial com duração de 180 dias.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.