Um ato de heroísmo. Foi isso o que presenciou a população da cidade de São Gonçalo do Gurgueia, a 788 Km de Teresina. No último sábado (09), um bebê de um ano teve a vida salva por um sargento da Polícia Militar após se engasgar com um pedaço de cuscuz. Era por volta das 8h30 quando o sargento Ribeiro, que estava de plantão, ouviu o pedido de socorro de Josiane Carvalho da Silva, mãe do pequeno Artur.
O bebê estava nos braços dela, sufocado, mas respirando com dificuldades. Segundo a polícia, ele estava engasgado com um pedaço de cuscuz. “De imediato eu peguei ele nos braços e realizei a manobra de Heimlich. O alimento que estava obstruindo as vias aéreas do pequeno Artur saiu e ele retornou à consciência, voltando a respirar”, relatou o sargento Ribeiro.
Não foi necessário levar Artur ao hospital. O bebê não apresentava mais qualquer risco e, de acordo com a PM, passa bem. Para o sargento Ribeiro, o que fez a diferença na hora de salvar a vida do bebê foi o preparo para o atendimento de urgência. “Eu me sinto aliviado e grato a Deus por ter sido útil, por estar preparado diante dessa situação. Era um momento de aflição e desespero, mas que eu consegui reverter”, finaliza o PM.
O que é e como funciona a manobra de Hemlich
A manobra de Heimlich, também conhecida como tração abdominal, é um procedimento de primeiros socorros usado para desengasgar pessoas que estão conscientes e com obstrução das vias aéreas superiores por um corpo estranho.
Veja abaixo o passo a passo para realizar a manobra de Heimlich em adultos:
- Posicione-se atrás da vítima: Fique de pé atrás da pessoa engasgada e abrace-a pela cintura.
- Localize a região do abdômen: Coloque o punho de uma mão na região superior do abdômen, entre o umbigo e o osso esterno.
- Envolva o punho com a outra mão: Posicione a outra mão sobre o punho fechado, segurando-o firmemente.
- Faça compressões abdominais: Realize movimentos rápidos e firmes para cima e para dentro, como se estivesse tentando levantar a vítima do chão.
- Continue as compressões: Repita as compressões até que o objeto seja expelido ou a vítima comece a respirar.
__________________________________________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.