O diretório municipal do PDT em Morro Cabeça do Tempo, que lidera a oposição na cidade, pediu a cassação do registro de candidatura à reeleição do prefeito Josué Alves da Silva (Progressistas).
A ação protocolada na 88ª Zona Eleitoral da Comarca de Avelino Lopes alega que o atual prefeito é o beneficiado de uma suposta fraude eleitoral também denunciada a Justiça.
A denúncia apresentada a Justiça afirma que o secretário de Administração de Morro Cabeça no Tempo, da gestão de Josué Alves, Habacuc Alves Borges, se utilizando do cargo, emitiu declarações de residência para produzir documentos que foram apresentados como comprovante de endereço à Justiça, para transferir o domicílio eleitoral de várias pessoas para a cidade.
Segundo a denúncia, os eleitores residem em cidades da região e teriam feito acordo para votarem no atual prefeito.
“Há evidência de que vários desses eleitores residem na realidade em outros municípios e até outros estados e de que os mesmos foram cooptados para realizar a transferência de seus domicílios eleitorais”, diz a nota.
A oposição pede o indeferimento da candidatura de Josué Alves porque leva em consideração que apesar da denuncia ainda não ter sido julgada em seu mérito, tem potencial para prejudicar o resultado das eleições.
“A manutenção de sua candidatura poderia causar danos irreparáveis no respeitável processo“, diz a denúncia.
O pedido de liminar com tutela antecipada cita os possíveis crimes de falsidade ideológica, fraude processual eleitoral, dentre outras.
A cidade e a disputa
A prefeitura da cidade é disputa por Josué (PP) e Ramon Paulo (PDT). O município fica 693 quilômetros ao sul de Teresina, na divisa do Piauí com a Bahia. A cidade tem uma população de 4.530 habitantes.