José Edgar Nogueira da Silva, um dos acusados de matar a disparos de arma de fogo a empresária Kariane Lima Veras, em Piripiri, e que foi condenado a 69 anos, seis meses e 20 dias de prisão, está entre os seis detentos que fugiram da Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis, em Altos, no último domingo (07). Em maio de 2022, ele e outros criminosos invadiram um restaurante no bairro Petecas III, em Piripiri, e efetuaram diversos disparos de arma de fogo em desfavor da vítima que, mesmo sem reagir, foi assassinada.
Imagens de câmeras de segurança flagraram toda a ação dos acusados. De acordo com a decisão, tanto José Edgar quanto Bruno Nakayama foram sentenciados pelos crimes de roubo qualificado pelo resultado da morte, roubo majorado pelo concurso de pessoas e pelo emprego de arma de fogo contra cinco vítimas e porte ilegal de arma de fogo.
Além da reclusão em regime fechado, José Edgar também deveria pagar 191 dias-multa, à razão de 1/30 (um trigésimo) do salário mínimo vigente à época dos fatos, corrigida monetariamente. A Secretaria de Justiça (Sejus) informou que causas da fuga dele e dos outros cinco estão sendo investigadas, por meio de procedimento administrativo no âmbito da Secretaria.
As forças de segurança do Estado já foram acionadas e já estão em diligências para a recaptura dos foragidos.O órgão disponibilizou o telefone (86) 99488-8133, além do 190 para a população repassar mais informações.
José Edgar já havia fugido do sistema prisional
Após o assassinato da empresária em Piripiri, José Edgar Nogueira da Silva e o comparsa Bruno Nakayama Carvalho Rodrigues fugiram meses depois da Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis, antiga CDP de Altos, local em que cumpriam pena provisória. O fato aconteceu em janeiro deste ano.
Ao todo, nove presos fugiram da penitenciária nessa ocasião. De acordo com a Sejus, os detentos pularam o muro da unidade prisional, mas as circunstâncias da fuga foram colocadas em análise. Os acusados de matarem a empresária foram recapturados dias depois.
Relembre o caso
A empresária Kariane Veras, de 39 anos, foi assassinada a tiros dentro de um restaurante no conjunto residencial Petecas III, em Piripiri, no Norte do Piauí, na noite do dia 2 de maio de 2022. Um dos suspeitos do crime foi preso horas depois
Segundo a Polícia Militar, a vítima estava no estabelecimento quando foi surpreendida por dois homens armados, que efetuaram os disparos. Kariane Vera chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Regional Chagas, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.