Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Envenenamento em Parnaíba: avó de crianças envenenadas é presa pela polícia

A equipe da Polícia Civil esteve na manhã de hoje (31) na casa onde ocorreram os envenenamentos e conduziu os familiares para a Central de Flagrantes.

31/01/2025 às 08h26

31/01/2025 às 15h11

Maria dos Aflitos, mãe e avó das vítimas do envenenamento que ocorreu na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, foi presa na manhã desta sexta-feira (31) pela Polícia Civil em um novo desdobramento do caso. Ela é esposa de Francisco de Assis Pereira da Costa, principal suspeito de ter cometido o crime. Além dela, outros familiares também foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Parnaíba para prestar esclarecimentos, incluindo a filha, identificada como Maria de Fátima.

Envenenamento em Parnaíba - (Reprodução) Reprodução
Envenenamento em Parnaíba

O Portal O Dia apurou que a prisão de Maria dos Aflitos é temporária, pelo prazo de 30 dias. Segundo as informações, a prisão da avó é necessária para que seja possível aprofundar ainda mais as investigações sobre o caso. A Polícia Civil do Piauí informou, por meio de nota, que todas as informações sobre o caso da família envenenada em Parnaíba serão divulgadas somente após a conclusão do inquérito e argumentou que o sigilo das investigações é fundamental para garantir a precisão e a efetividade do trabalho policial.

Maria dos Aflitos é mãe de Francisca Maria da Silva e de Manoel Leandro da Silva. Ela é avó de Igno Davi Silva, Maria Lauane Fontenele, Maria Gabriele Fontenele. Todos mortos em decorrência do envenenamento ocorrido no dia 1º de janeiro. A matriarca também é avó de Ulisses Gabriel e João Miguel, que morreram em agosto do ano passado também por ingerirem o pesticida terbufós.

Sete pessoas da mesma família morreram envenenadas - (Marcos Ramos/O DIA TV) Marcos Ramos/O DIA TV
Sete pessoas da mesma família morreram envenenadas

As últimas informações divulgadas pela polícia apontam que Francisco de Assis, marido de Maria dos Aflitos,teria colocado terbufós no arroz que seus familiares comeram no almoço do dia 01 de janeiro. O veneno é o mesmo encontrado no corpo de João Miguel e Ulisses. Francisco de Assis nega as acusações.

Com ele,

polícia encontrou um baú onde ele costumava guardar seus pertences e até alimentos para consumo pessoal. No mesmo baú haviam revistas com conteúdo nazista que foram apreendidas. Francisco está preso temporariamente.

Ao todo, cinco pessoas da mesma família morreram após ingerirem almoço envenenado. As vítimas tratam-se de Maria Gabriele, de 4 anos. Além dela, Igno Davi SilvaLauane Fontenele, a mãe, Francisca Maria, e o tio, Manoel Leandro. Uma vizinha da família, identificada como Maria Jocielene, também passou mal dentro da casa 20 dias após o caso de envenenamento. Ela foi socorrida e encaminhada ao hospital, mas também acabou morrendo. A causa da morte de Maria Jocilene ainda não foi divulgada.