Uma colisão envolvendo um caminhão e um carro resultou na morte de duas pessoas, na noite deste sábado (17) na BR-316, próximo a cidade de Passagem Franca do Piauí, na região Centro-Norte do Estado. As duas vítimas fatais estavam no veículo de passeio; já o condutor do caminhão sofreu lesões leves e não corre risco de morte.
De acordo com informações da PRF, o caminhão fazia o transporte de madeira. Um dos veículos teria invadido a pista contrária, causando o acidente. Porém, a Polícia Rodoviária Federal ainda deve analisar a dinâmica do acidente para saber qual dos veículos invadiu a contramão e causou o acidente. Por conta do forte impacto da colisão, as vítimas vieram a óbito no local.
Além da PRF, equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Científica estiveram no local para realizar os procedimentos cabíveis a cada um dos órgãos.
Orientações para evitar acidentes nas estradas
A Polícia Rodoviária Federal orienta os condutores piauienses que forem pegar a estrada nos próximos dias para os cuidados necessários com a manutenção de seus veículos e no momento de trafegar. Inicialmente, recomenda-se aos motoristas e motociclistas revisar os principais itens relacionados à segurança de seus automóveis como pneus, luzes, freios, óleo e combustível.
É recomendado também descansar bem antes de assumir a direção do veículo. O sono pode ser prejudicial tanto quanto o consumo de bebida alcoólica. A PRF lembra também que os condutores devem consultar a documentação pessoal e do veículo. Desde outubro, alguns estados começaram a cobrar o licenciamento de 2023. É importante lembrar também que todos os ocupantes do veículo devem utilizar cinto de segurança e que as crianças precisam ser transportadas na cadeirinha adequada ao peso e idade de cada uma.
Aos condutores de motocicletas, é obrigatório o uso do capacete com viseira abaixada e bem afixado à cabeça, além de calçados fechados e roupas que ajudem na proteção em caso de queda.
Por fim, os condutores devem ficar atentos à sinalização e obedecer às normas de trânsito, respeitando os limites de velocidade, fazendo ultrapassagens somente em locais permitidos e com segurança, além de não misturar bebida alcoólica e direção.