A chuva em Picos deu uma trégua na noite de ontem, mas a cidade ainda sente os efeitos do volume acumulado de precipitação registrados nas últimas semanas. Com o solo encharcado e risco de desabamento de encostas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuam monitorando a situação. Cerca de 200 pessoas já foram resgatadas de locais de risco e áreas de alagamento.
O dado foi fornecido ao Portalodia.com nesta manhã (16) pelo capitão Allisson Rangel, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos. Estes resgates incluem famílias inteiras retiradas de suas casas por conta da chuva e do risco de desastres naturais como enxurradas, deslizamento de encostas e rompimento do solo. Entre os resgatados estão uma mulher que foi encontrada em trabalho de parto, crianças e até um bebê.
“No dia da enxurrada, com risco de vida grave, foram resgatadas 34 pessoas e mais duas em óbito. Agora, desde o dia 29 de dezembro, considerando os chamados em geral, inclusive pós-chuva, já vai em aproximadamente 200 pessoas, contando entre famílias inteiras. Isto em conjunto com o 3º BEC”, detalha do capitão Rangel.
Os trabalhos agora se voltam para o monitoramento e a prevenção, encaminhamento dos resgatados aos endereços de acolhimento e contatos com a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social para continuidade do atendimento à população afetada.
Nesta manhã (16), o governador em exercício, Themístocles Filho, está reunido com representantes da Defesa Civil Estadual, com o secretário de Saúde e com o secretário de Infraestrutura para alinhar os trabalhos da força tarefa que está sendo montada no sentido de ajudar a população afetada em Picos.
Também participam do encontro representantes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). É que além dos alagamentos e dos desabrigados, a chuva também causou danos em estradas e pontes. A rodovia BR-316, que leva a Picos, por exemplo, apresentou rachaduras. Já em São Luiz do Piauí, que fica a 30 Km da cidade picoense, uma ponte foi interditada por risco de desabamento.
Previsão de chuva nos próximos dias
A chuva, que deu uma trégua de ontem para hoje em Picos, deve voltar a cair nas próximas horas. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta possibilidade de pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite desta quinta (16). A mesma previsão se mantém para a sexta (17), o sábado (18) e o domingo (19).
Campanha de doação e assistência
As vítimas atingidas pelas enxurradas em Picos estão precisando de itens básicos de higiene e alimentação. Há famílias que perderam tudo e há quem ainda tente recuperar o pouco que sobrou. Diversos órgãos estaduais se uniram para lançar uma campanha de arrecadação de insumos e materiais de primeira necessidade para ajudar às famílias afetadas. Saiba o que e onde doar:
Itens que podem ser doados: lençóis, roupas, calçados, produtos de limpeza e higiene pessoal, alimentos não perecíveis, água mineral.
Onde doar:
- Recepção da Assembleia Legislativa do Piauí (entrada pelo Cineteatro da Alepi, ao lado do estacionamento do Centro de Convenções) – Avenida Marechal Castelo Branco, 201, Cabral.
- Recepção da TV Assembleia – Rua Desembargador Mota, s/n, Monte Castelo
- Recepção do Espaço Saúde da Alepi – Rua Tomaz Tajra, 585, bairro Jóquei
- Sede da OAB-PI – Rua Governador Tibério Nunes, s/n, Cabral
- Sede da OAB-PI Subseção de Picos – Praça Raimundo Leandro, s/n, Centro, Picos-PI
- Sedes das Promotorias de Justiça de Picos – Avenida Senador Helvídio Nunes, 1782, Centro Empresarial Premium, bairro Catavento, em Picos
- Sede Leste do MPPI em Teresina – Avenida Lindolfo Monteiro, 911, bairro de Fátima
- Sede Centro do MPPI em Teresina, Rua Álvaro Mendes, 2294, Centro
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.