Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alto Longá: controlador diz que denúncias de interferência política em concurso são falsas

O concurso público na cidade foi suspenso após o TCE-PI identificar suposto crime eleitoral e falta de documentos no andamento do certame.

13/05/2024 às 16h15

O controlador interino de Alto Longá, Isaac Manoel Soares, se pronunciou sobre a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) acerca do processo que culminou na suspensão de um concurso público na cidade. O certame foi suspenso pela Corte de Contas após identificação de suposto crime eleitoral e falta de documentos para andamento do certame.

Por meio de nota, Isaac Manoel informou que os elementos apontados pelo TCE-PI não são capazes de comprovar as alegações de interferência política no certame, ou mesmo de crime eleitoral. Ao todo, mais de 2 mil pessoas se inscreveram para participar do concurso público, que prevê o preenchimento de 131 oportunidades para o funcionalismo público do município.

Alto Longá: controlador diz que denúncia de interferência política em concurso são falsas - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Alto Longá: controlador diz que denúncia de interferência política em concurso são falsas

“Como podem conferir nos autos do processo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, especialmente no 3º parágrafo, não existem elementos capazes de comprovar as supostas alegações de interferência política ou mesmo de crime eleitoral. ‘As imagens colacionadas ao corpo da denúncia não são suficientes para tanto. Os fatos demandam análise aprofundada’”, diz trecho da nota.

Ainda segundo ele, as informações divulgadas não condizem com seu caráter e princípios. “Reitero que a alteração do concurso da Prefeitura de Alto Longá não teve nenhuma interferência da minha parte. As informações divulgadas são falsas com o objetivo de manchar a reputação de um homem íntegro, com origem humilde, filho de um tratorista e professora aposentados”, relatou o gestor.

Ao todo, mais de 2 mil pessoas se inscrevem para participar do concurso público de Alto Longá - (Arquivo/Agência Brasil) Arquivo/Agência Brasil
Ao todo, mais de 2 mil pessoas se inscrevem para participar do concurso público de Alto Longá

Prefeito da cidade também se posiciona

O prefeito de Alto Longá, Henrique César, publicou um vídeo em suas redes sociais também se pronunciando sobre a decisão da Corte de Contas. Segundo ele, tudo não passa de um mal-entendido, pois toda a documentação requisitada foi apresentada como manda o processo para lisura do certame.

Esclareço, primeiramente, que tudo foi dentro das normas estabelecidas da legislação, inclusive pelo Ministério Público, que colocamos toda documentação que pediram. Essa suspensão se deu por alguns documentos que faltavam junto ao Tribunal, todos publicamos, apenas vamos anexar

Henrique CésarPrefeito de Alto Longá

Sobre a denúncia de interferência política, César argumentou que foram produzidas inverdades que culminaram na suspensão do concurso público na cidade.

“Essas histórias infundadas, que tem lista, que tem aquilo, usando pessoas que não tem nada a ver, usando nomes infundadamente, isso é calunioso, falta de responsabilidade e de compromisso. Isso tudo é falta de gente que não quer o bem das pessoas de Alto Longá”, ressaltou o prefeito.

“Para nossa surpresa, vem [essa denúncia] no período eleitoral de pessoas querendo desmanchar todo um processo que fizemos. Esse processo é para todos, um processo democrático e coletivo”, finalizou.

CONFIRA A NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA:

Eu, Isaac Manoel Soares, venho por meio desta nota esclarecer os fatos relacionados à alteração do concurso da Prefeitura de Alto Longá e repudiar a denúncia veiculada na imprensa relacionando o fato ocorrido como uma interferência política por ser servidor público do município.

Como podem conferir nos autos do processo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, especialmente no 3º parágrafo, não existem elementos capazes de comprovar as supostas alegações de interferência política ou mesmo de crime eleitoral. “As imagens colacionadas ao corpo da denúncia não são suficientes para tanto. Os fatos demandam análise aprofundada”. 

Reitero que a alteração do concurso da Prefeitura de Alto Longá não teve nenhuma interferência da minha parte. As informações divulgadas são falsas com o objetivo de manchar a reputação de um homem íntegro, com origem humilde, filho de um tratorista e professora aposentados, o primeiro da família a ter um curso superior e alcançar sucesso através da educação.

Sou controlador geral do município de Alto Longá desde 2015, cargo conquistado através de concurso público rigoroso e legítimo. Minha atuação profissional sempre foi pautada pela ética, moral e respeito, tanto como servidor público, quanto como professor e orientador em preparatórios desde 2009. Através do WI CURSOS, ministro aulas para adolescentes e jovens que se preparam para o Enem ou outras oportunidades por meio de testes seletivos.

Minha trajetória como pré-candidato a prefeito de Alto Longá é recente, mas minha vida profissional e pessoal sempre foi marcada pela militância em prol dos direitos humanos e da educação. Meus valores são incompatíveis com as falsas acusações feitas na imprensa.

_______________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.