Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Unesco reconhece projeto piauiense de Inteligência Artificial na educação básica

Parceria com Google e reconhecimento da Unesco impulsionam projeto

04/09/2024 às 12h32

O Piauí se tornou o primeiro território nas Américas a implementar o ensino de inteligência artificial (IA) na educação básica, sendo este feito reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Desde o início de 2024, a disciplina de inteligência artificial faz parte do currículo obrigatório do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio na rede pública estadual, abrangendo mais de 120 mil estudantes.

Unesco reconhece projeto piauiense de Inteligência Artificial na educação básica - (Ascom Seduc) Ascom Seduc
Unesco reconhece projeto piauiense de Inteligência Artificial na educação básica

A experiência pioneira foi apresentada na Semana de Aprendizagem da Unesco, realizada em Paris, na segunda-feira (2), pelos professores Rosa Vicari e Christian Brackmann. Ambos coordenam um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), instituições que colaboram com a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) no desenvolvimento do projeto.

O pioneirismo do Piauí posiciona o Brasil entre os poucos países que oferecem a disciplina de IA na educação básica, conforme destacado em documento recente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb). Além do reconhecimento da Unesco, o projeto conta com a parceria do Google, que forneceu plataformas e serviços essenciais para a implementação do curso. Este apoio contribuiu para que o projeto do Piauí se tornasse o maior do mundo em termos de abrangência e número de participantes, tanto estudantes quanto profissionais.

Em um contexto global, a importância do ensino de inteligência artificial é reforçada por uma pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI), publicada em 2024, que estima que a IA impactará 60% dos trabalhos nas economias avançadas e 40% em todo o mundo nos próximos dois anos.

Além da disciplina de inteligência artificial, a Seduc do Piauí oferta cursos técnicos desde 2023, incluindo desenvolvimento de sistemas com ênfase em IA, programação de jogos digitais e marketing digital, totalizando mais de 25 mil estudantes matriculados. Também é ofertada a disciplina de empreendedorismo, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), focada no mercado digital e startups.

A Seduc também oferta o ensino de robótica com a Tron Robótica Educativa, utilizando uma metodologia especial que envolve uso de IA e programação.

Washington Bandeira - ( Ascom Seduc) Ascom Seduc
Washington Bandeira

O secretário da Educação do Piauí, Washington Bandeira, ressaltou a importância desse reconhecimento internacional, destacando que o estado, sob a liderança do governador Rafael Fonteles, não só se destaca no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas também como um modelo de inovação e uso da tecnologia na educação, preparando os estudantes para o mercado de trabalho presente e futuro.

“A educação pública do Piauí, sob a liderança do nosso governador Rafael Fonteles, além de grande destaque no Ideb, é hoje também um case internacional de inovação e uso da tecnologia no ensino-aprendizagem. Estamos formando nossos estudantes para o mundo do trabalho do presente e do futuro, garantindo a eles mais oportunidades de sucesso”, disse o secretário da Educação do Piauí, Washington Bandeira.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.