Fala turma, tudo certo com vocês? Espero que sim! Hoje, gostaria de conversar com você, que sempre teve vontade de investir o seu dinheiro, mas não sabe por onde começar. Antes de mais nada, lembro a vocês que estes artigos não são recomendações de investimento.
Inicialmente, temos que ter em mente, a importância de se formar uma Reserva de Emergência. Isso porque, é com ela que você terá a tranquilidade de lidar com qualquer imprevisto que venha a surgir. Imagina aquela demissão inesperada, aquela batida de carro ou até mesmo um problema de saúde. Pois é, esse “pé de meia” traz tranquilidade e mantém a saúde mental em dia.
Segundo o estudo “Raio X da Inadimplência Brasileira”, divulgado pela MFM Tecnologia e o Instituto Locomotiva em 2023, ao menos 77% dos lares brasileiros têm pessoas com dívidas e 30% desse universo estão com alguma dívida atrasada. Essa pesquisa comprova a precariedade com relação à educação financeira dos brasileiros que conversamos no primeiro artigo, lembram?
Note, que as pessoas não possuem a cultura de guardar dinheiro, e pior, gastam até mais do que ganham por não possui planejamento financeiro. Diante desse cenário, é de suma importância que você comece a poupar o quanto antes, para que em casos inesperados e de urgência você possua recursos e possa contornar a situação.
Já sabendo da importância de possuir uma Reserva de Emergência, surge uma questão bastante comum: - Quanto devo destinar para esse objetivo? Apesar de haver variáveis relacionadas ao montante, de maneira geral, você deve possuir recursos suficientes para cobrir um período mínimo de 6 meses das suas despesas mensais. Ou seja, havendo algum imprevisto, você tem um semestre assegurado.
Dito isso, é necessário conversarmos sobre onde alocar esse dinheiro, e a melhor opção são os investimentos mais conservadores e de liquidez diária, ou seja, você estará protegendo o seu orçamento e poderá resgatar o valor alocado a qualquer tempo, sem prejuízos. Nesse caso, as principais aplicações são as de Renda Fixa. Podemos citar o Tesouro Selic, os Fundos de Investimento com resgate imediato e o CDB com liquidez diária.
Mas esse é um papo para a próxima semana, onde falaremos um pouco mais sobre esses investimentos. Espero que tenham gostado e nos vemos em breve. Até mais!