Um estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que algumas marcas de pães mais consumidas pelos brasileiros possuem alto teor alcoólico acima do limite de 0,5%. Segundo o estudo, comer três fatias das marcas apontadas pode ser o suficiente para levar motoristas a flagrante embriaguez em testes do bafômetro. O álcool presente nos pães de forma é devido ao processo de fermentação quando os açúcares da massa são transformados em gases e álcool etílico.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a legislação brasileira, bebidas com teor de etanol acima de 0,5% são consideradas alcoólicas. Isso significa que comer duas fatias de pão dessas marcas poderia levar a um resultado positivo no bafômetro, mesmo que a pessoa não tenha consumido bebidas alcoólicas.
A pesquisa analisou 10 marcas, e encontrou teor alcoólico acima de 0,5% em três delas:
Visconti: 3,37%
Bauducco: 1,17%
Wickbold 5 Zeros: 0,89%
Outras marcas analisadas:
Wickbold Sem Glúten: 0,66%
Wickbold Leve: 0,52%
Panco: 0,51%
Seven Boys: 0,50%
Wickbold (tradicional): 0,35%
Plusvita: 0,16%
Pullman: 0,05%
Por que o pão de forma contém álcool?
Durante a produção do pão, ocorre um processo de fermentação natural, onde leveduras transformam açúcares em dióxido de carbono e álcool. Algumas empresas utilizam álcool etílico diluído como conservante para aumentar a vida útil do pão e prevenir o crescimento de mofo. Na maioria dos casos, esse álcool evapora durante o processo de cozimento.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.