O próximo secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina, Marco Antônio Aires, concedeu entrevista ao jornal O DIA News e explicou o caminho que a próxima gestão vai buscar trilhar para alcançar o equilíbrio financeiro. Ele citou que o município de Teresina está inscrito no Cadastro de Inadimplentes junto ao governo federal por conta de dívidas previdenciárias e que a previsão é que Silvio Mendes receba a Prefeitura com uma dívida acumulada de R$ 800 milhões.
Marco Antônio Aires citou que Silvio Mendes foi eleito prefeito de Teresina pela terceira vez exatamente porque conseguiu fazer as duas primeiras gestões equilibradas e com organização financeiro, assim como garantir uma prestação eficiente de serviços públicos na saúde, educação, infraestrutura, dentre outras áreas. E que a partir do próximo ano, ele precisará ser austero, rígido com as despesas, e apresentar soluções rápidas nas dificuldades mais urgentes.
“Na saúde tem a falta de medicamentos, na educação tem a merenda escolar, o transporte, tem a limpeza e conservação da cidade, enfim, situações que precisam de uma atuação urgente”, pontuou o engenheiro, que já ocupou cargos importantes nas gestões de Firmino Filho e Silvio Mendes.
Marco Antônio Aires ressaltou o perfil da Secretaria de Planejamento, que é o de cuidar dos projetos de captação de recursos, garantir o planejamento orçamentário do município, e acompanhar o andamento dos trabalhos de todas as pastas, mensurando as despesas e receitas.
O próximo gestor chamou de desmonte o que a atual gestão fez com a Prefeitura e exemplificou o caso do Programa Parque Lagoas do Norte, que segundo ele, a gestão de Firmino Filho deixou 50 milhões de dólares disponíveis e na atual gestão, o Banco Mundial encerrou o financiamento e deixou o programa.
Marco Antônio Aires foi questionado sobre a realização de concursos, e ressaltou que no início da gestão não há possibilidade deles acontecerem. O gestor citou que após a prefeitura ficar com as finanças equilibradas, é possível que eles sejam efetivados.