Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Maioria dos casos de HIV e Aids no Piauí é entre homens de 20 a 49 anos

Até novembro de 2024, o Piauí havia contabilizado um total de 445 casos de HIV em adultos e 139 casos de Aids.

02/12/2024 às 15h09

Homens entre 20 e 49 anos. É este o perfil dos pacientes que apresentaram diagnóstico positivo para HIV e Aids no Piauí, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). A informação divulgada na tarde de hoje (02) revela até novembro de 2024, o Piauí havia contabilizado um total de 445 casos de HIV em adultos e 139 casos de Aids.

Maioria dos casos de HIV e Aids no Piauí é entre homens de 20 a 49 anos - (Reprodução / Agência Brasil) Reprodução / Agência Brasil
Maioria dos casos de HIV e Aids no Piauí é entre homens de 20 a 49 anos

Frequentemente usados juntos, os termos HIV e Aids são diferentes, portanto apresentam estatísticas distintas junto aos órgãos de saúde. O HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico, especialmente aquelas células que são importantes para a defesa do corpo contra as infecções. Já a Aids é a condição que o indivíduo desenvolve quando a infecção pelo HIV não é tratada e o sistema imunológico acaba sendo severamente prejudicado.

Os números da Sesapi apontam que dos 445 casos de HIV e dos 139 casos de Aids contabilizados no Piauí, a grande maioria é em pacientes do sexo masculino entre 20 e 49 anos. O perfil mudou um pouco em relação ao ano passado. Em 2023, até novembro haviam sido registrados 151 casos de Aids em adultos, um número 7,9% maior que em 2024. A maior parte dos pacientes com diagnóstico da doença tinham entre 20 e 34 anos.

Maioria dos casos de HIV e Aids no Piauí é entre homens de 20 a 49 anos - (Divulgação/Sesapi) Divulgação/Sesapi
Maioria dos casos de HIV e Aids no Piauí é entre homens de 20 a 49 anos

Para a coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim, é importante disseminar informações acerca da prevenção combinada para que as pessoas tenham conhecimento e acesso, já que esta é a estratégia mais efetiva para enfrentamento da epidemia.

Em razão do Dezembro Vermelho, a Secretaria de Saúde iniciou uma programação para mobilizar e conscientizar sobre a luta contra o HIV, a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Dentro da programação da campanha, acontece amanhã (03) o treinamento em aconselhamento com execução de testes rápidos destinado aos profissionais da rede de atenção tais como médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, psicólogos e demais profissionais de saúde.

Maioria dos casos de HIV e Aids no Piauí é entre homens de 20 a 49 anos - (Freepik) Freepik
Maioria dos casos de HIV e Aids no Piauí é entre homens de 20 a 49 anos

Na quinta-feira (05) acontecerá o Seminário EducAids – Equidade em Saúde e Prevenção Combinada, que acontece no Cine Teatro da UFPI a partir das 7h30. Na sexta (06) terá lugar o Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis, a partir das 8h, no Centro de Eventos Sucesso. A campanha será voltada prioritariamente para o público jovem, buscando incentivar a prevenção combinada.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.