O prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 termina nesta segunda-feira (31). Esta é a última oportunidade para os proprietários de veículos evitarem evitarem multas, apreensão e impedimentos no licenciamento. O pagamento pode ser feito em cota única (sem desconto) ou na terceira e última parcela, para quem optou pelo parcelamento.
LEIA TAMBÉM

Além do IPVA, a taxa de renovação do licenciamento anual também deve ser paga até hoje. O não cumprimento desse prazo pode acarretar penalidades, como multas, apreensão do veículo e autuação em blitz.
Até o momento, 271.483 veículos já quitaram o IPVA 2025, enquanto 162.114 ainda estão com pendências. O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, reforçou a importância do pagamento dentro do prazo. "Orientamos todos os proprietários de veículos a efetuarem o pagamento do IPVA e da taxa de renovação do licenciamento dentro do prazo, para garantir que possam circular com tranquilidade, em conformidade com a legislação", afirmou.
No início do ano, o contribuinte teve a oportunidade de pagar a cota única do IPVA com desconto de 15% e ainda a primeira cota do IPVA, ambos os prazos venceram no último dia 31 de janeiro. E no mês de fevereiro, dia 29, ainda tiveram a oportunidade de pagar a cota única do IPVA com 10% de desconto.
Emissão do boleto e pagamento
Os proprietários de veículos podem emitir o boleto para o pagamento do IPVA 2025 no site oficial da Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio do link: https://webas.sefaz.pi.gov.br/dar-ipva/.
Outra alternativa é utilizar a plataforma Gov.pi Cidadão, disponível tanto no site quanto no aplicativo. O passo a passo para realizar a operação pode ser consultado no link: https://www.pi.gov.br/noticia/pagamento-do-ipva-2025-e-facilitado-pelo-gov-pi-cidadao.
Licenciamento dos veículos
Para quitar taxas e multas relacionadas ao Detran, o boleto está disponível em: http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf.
Confira aqui o passo a passo para pagar o IPVA 2025
O que acontece se não pagar o IPVA?
Pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório a todos que possuem algum automóvel. Os valores mudam conforme o ano de fabricação e o modelo do veículo.
Aqui estão as principais consequências:
- Multas e juros: O atraso no pagamento do IPVA resulta em acréscimo de multa e juros sobre o valor devido. Esses encargos aumentam o valor da dívida com o tempo.
- Impossibilidade de licenciamento do veículo: O não pagamento do IPVA impede que você realize o licenciamento anual do veículo, o que é necessário para que o veículo circule legalmente. Sem o licenciamento, você não poderá renovar o documento do veículo e, portanto, estará sujeito a multas se for pego dirigindo.
- Bloqueio do CRV e CRLV: O Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) não serão emitidos ou renovados se o IPVA estiver pendente. Isso pode impedir a venda ou transferência de propriedade do veículo.
- Restrição de circulação: Caso o IPVA não seja pago, seu veículo pode ser apreendido durante uma fiscalização, e você terá que regularizar a situação para retirá-lo do pátio da autoridade de trânsito.
- Cobrança judicial: O débito pode ser inscrito na dívida ativa do estado, e o governo pode ajuizar uma ação para cobrar o valor devido, o que pode resultar em penhora de bens, inclusive do próprio veículo.
- Negativação do CPF: Em alguns casos, o não pagamento pode levar à inscrição do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.