Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Férias de julho, uma oportunidade para conhecer as belezas de Teresina

Os variados pontos turísticos da capital são um convite para muitos passeios

06/07/2024 às 13h44

Férias é um momento de diversão e lazer, e nada mais interessante do que conhecer os pontos turísticos da cidade em que se mora. Teresina, capital do Piauí, é repleta de locais agradáveis para visitar, e o melhor, gratuitos. Em diversos espaços, é possível ter contato com a natureza, praticar esporte, relaxar, apreciar a cultura e também conhecer um pouco da história da nossa cidade.

Em maio deste ano, Teresina recebeu do Ministério do Turismo o certificado de que o município integra o “Mapa do Turismo Brasileiro de 2024”, o que demonstra o potencial da capital. A movimentação em Teresina aumenta significativamente no mês de julho. Somente no Aeroporto, a estimativa de movimentação deve chegar a 95 mil passageiros, com quase 800 voos, chegando e saindo da cidade. E a mesma intensidade de turista ocorre no Terminal Rodoviário. Segundo a administração, mais de três mil passageiros embarcam diariamente no local. 

Ponte Estaiada, em Teresina - (Divulgação/Semcom) Divulgação/Semcom
Ponte Estaiada, em Teresina

Em 2023, Teresina recebeu 587 mil pessoas, gerando uma receita de R$ 535 milhões. Eneas Barros, coordenador de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) enfatiza que há muito a se fazer em Teresina no período de férias, não somente fazer passeios, mas também provar uma das melhores gastronomias do país. Somente no mês de abril, a capital recebeu 61 mil pessoas e a expectativa é de que esse número aumente em julho.

“Mas o nosso carro chefe é a rota turística dos sítios, o turismo rural. Atualmente, temos 22 empreendimentos cadastrados, oferecendo uma variedade muito grande de alternativas para o visitante, como esporte radical, gastronomia típica, parque aquáticos, caminhada, trilha andar a cavalo, tudo que ele precisar fazer, ele pode encontrar nos nossos sítios e as agências de viagem estão preparadas para montar esse roteiro”, comenta.

O mês de julho não é considerado de alta estação em Teresina, já que a capital é cidade de negócios, no qual 51% das pessoas que vêm à capital atuam neste segmento, sendo os meses de dezembro e janeiro, os que apresentam maior fluxo de turistas na cidade.

“Os meses de abril e outubro, que são média estação nas cidades do litoral, para a gente é alta estação, porque é quando as pessoas vêm para cá. Assim como São Paulo e Brasília, nosso forte é o entretenimento, o lazer e os nossos empreendimentos rurais e comidas típicas são nosso ponto forte. Além disso, temos um artesanato muito bonito e muito barato, temos fábricas de roupas acessíveis”, completou Eneas Barros, coordenador de Turismo da Semdec.

Mas, o que fazer nas férias de julho em Teresina e quais os pontos turísticos da capital?

Lazer gratuito

  • POLO CERÂMICO DO POTI VELHO

A história de Teresina começa no bairro Poti Velho. Localizado na zona Norte da capital, o local reúne diversos pontos turísticos que valorizam a cultura e a arte das pessoas que ajudaram a construir Teresina. Tudo começa no Polo Cerâmico, onde são confeccionadas as cerâmicas mais famosas da cidade e reúne obras de grandes artistas da terra.

Recentemente, foi inaugurado o Parque Vila Poty, um local com quiosques para alimentação, banheiros, uma capela, praça, mirante, centro cultural, além de espaços de lazer, como campo de futebol e playground, tudo isso banhado pelo Rio Poti. E é no mirante do parque que o visitante pode apreciar um dos mais belos pôr do sol da capital. O sol se põe em um dos pontos turísticos mais famosos de Teresina, no Encontro dos Rios - Poti e Parnaíba.

O Parque Vila Poty fica no Polo Cerâmico do Poti Velho - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
O Parque Vila Poty fica no Polo Cerâmico do Poti Velho

Dentro da Cooperativa de Mulheres Artesãs do Poti Velho é possível ainda encontrar um pouco da história do Polo Cerâmico. No local, foi criada uma Galeria de Arte Cerâmica Raimundinha do Poti, onde são expostas fotografias que retratam o início do Polo até os dias atuais, a evolução dos artistas e das peças produzidas. Há também um memorial da história da cerâmica do Piauí, com peças de artesãos de outros municípios, como Oeiras, São João das Varjotas, Floriano, Parnaíba, Pedro II e São Raimundo Nonato.

  • PARQUE NOVA POTYCABANA

O Parque Nova Potycabana é um dos espaços mais conhecidos de Teresina, especialmente para quem gosta de praticar esporte e ter um local tranquilo para passear com a família. Ideal para quem deseja correr, andar de bicicleta, de patins, ou sentar embaixo de uma árvore para ler um livro ou fazer aquele delicioso piquenique.

Leia também: Nova Potycabana: mais de uma década de cultura, esporte e lazer

São mais de 43 mil m² de área verde, permitindo ao turista contato com a natureza, mesmo em meio à área urbana de Teresina. Além disso, os visitantes podem contemplar o Rio Poti, que banha o parque e apreciar um fim de tarde encantador. O Parque Nova Potycabana conta com quadras de areia, de futsal e skate, além de pista para corrida e ciclismo. O espaço possui segurança, garantindo aos visitantes tranquilidade durante os passeios.  

  • PARQUE DA CIDADANIA

Localizado ao lado da principal avenida de Teresina, a Frei Serafim, o Parque da Cidadania foi inaugurado em 2016 e possui mais de oito mil hectares de área. O local é muito procurado por quem deseja aproveitar seu dia de folga com tranquilidade e em contato com a natureza. O parque possui espaço que permite a prática de diversas modalidades esportivas, contando com ciclovia; pista de skate e quadra de futebol, além de quadra para skate, anfiteatro; área de recreação infantil e um belíssimo lago artificial.

E para quem gosta de apreciar arte, dentro do Parque da Cidadania possui o Museu de Arte Santeira, com obras produzidas por artistas piauienses. E para aqueles que não abrem mão de apreciar o belo pôr do sol, o parque proporciona uma vista incrível desse espetáculo natural.

Parque da Cidadania, um dos locais mais aprazíveis da cidade - (Divulgação) Divulgação
Parque da Cidadania, um dos locais mais aprazíveis da cidade

Quem visita o Parque da Cidadania ainda pode admirar a belíssima estrutura da Estação Ferroviária, inaugurada em 1926 e tombada em 2013. A construção possui um estilo eclético, com ornamento de madeira lavrada e telhados com telhas tipo Marselha, destacando o alaranjado no prédio.

  • PARQUE DAS CRIANÇAS

O Parque da Criança é literalmente um caçulinha entre os parques de Teresina e foi inaugurado em 2022. O espaço proporciona que as crianças brinquem ao ar livre e tenham contato com a natureza, sendo um excelente local para reunir as famílias para um passeio ou piquenique.

O parque ambiental fica localizado na Avenida Raul Lopes, próximo à Ponte da Primavera, zona Leste de Teresina, e possui cerca de 13 mil m² de área arborizada dedicada ao público infantil. No local é possível que as crianças tenham acesso a ecobrinquedoteca; hortas educativas; casinha de madeira; playground; píer sobre o rio Poti; espaço para piquenique e trilhas ecológicas. A entrada no parque é gratuita e no local há estacionamento para veículos e bicicletas.

Lazer pago

  • BIOPARQUE ZOOBOTÂNICO

O Bioparque Zoobotânico do Piauí é uma área de proteção e conservação de fauna e flora localizado em Teresina. Fundado em 1973, o local recebe 3.336 visitantes por semana. O espaço é utilizado como zoológico abrigando diversas espécies de répteis, aves e mamíferos silvestres e exóticos e possui áreas de lazer com parque inflável, área para piqueniques, corridas, trilhas ecológicas, além de atrativos como trenzinho, bicicleta, caiaque, pedalinho, trampolim e cavalos, bem como praça de alimentação.

O Bioparque Zoobotânico do Piauí é uma área de proteção e conservação de fauna e flora  - (Governo do Piauí) Governo do Piauí
O Bioparque Zoobotânico do Piauí é uma área de proteção e conservação de fauna e flora

O Zoobotânico de Teresina é o terceiro maior parque urbano do Brasil e o maior do Nordeste, com uma área total de 127 hectares. A modernização e requalificação do Parque Zoobotânico trouxe inúmeros efeitos multiplicadores, deixando o local mais inclusivo e acessível para crianças, idosos e pessoas com deficiência, além de garantir mais qualidade de vida e conforto aos animais. A vegetação predominante do bioparque é a floresta estacional semidecídua, além de mata ciliar nas margens do rio Poti e riachos. 

  • MIRANTE DA PONTE ESTAIADA

Do Mirante da Ponte Estaiada é possível ver o mais bonito pôr do sol de Teresina. O mirante fica localizado a 95 metros de altura, o que equivale a um prédio de 32 andares, possui dois elevadores panorâmicos e permite a circulação de até 100 pessoas simultaneamente Em média, 50 mil pessoas por ano visitam o local e possibilita que o visitante tenha uma visão de 360º de Teresina.

A construção da ponte seguiu padrões internacionais de qualidade para oferecer à capital piauiense uma obra que unisse a utilidade pública, beleza, versatilidade e preservação do meio ambiente. Não é à toa que o Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada tornou-se um importante ponto turístico da cidade e o cartão-postal mais famoso. Na base no mirante, há ainda lojistas com produtos típicos da região, além de quiosques. 

  • ROTA DOS SÍTIOS DE TERESINA

Um dos destinos mais procurados por aqueles que querem sair da correria da vida urbana é a Rota dos Sítios de Teresina. O circuito Rota dos Sítios de Teresina abrange 22 empreendimentos rurais, próximos à cidade, que oferecem passeios a cavalo, parque aquático, esportes radicais, trilhas para bike, pedalinhos, pescarias, chalés, recreação infantil, além de bares e restaurantes com gastronomia regional.

Leia também: Turismo rural: um convite ao lazer fora da agitação do perímetro urbano

A Rota dos Ipês abrange a Fazendinha Bernard’s, Kitanda Petit, Kingopark, Trapos & Fiapos, Jóquei Clube, Fazenda Novo Rancho, Balneário Montanhas, Barraca do Arêa e o Sítio Sunrise. A do Gavião possui a Fazenda Vale do Leite, o Haras Ninizo, o Araxá Bike Park, o Titara Park, o Cantinho do Sonhador, o Sítio do Didi, o Sítio Alegria e o Sítio do Mineiro. Já a Rota do Lago, é uma das com menos área de extensão, abarcando o Restaurante Sítio, o Mirante Lago e o Resort Hotel Atlantic City Náutico. A Rota da União fecha o circuito, com a Casa do Beiju, o Paradise Cable Park e o Bioparque Zoobotânico. A lista completa com o contato de todos os empreendimentos está disponível no Instagram da Semdec (@semdec).