Felipe Melo anunciou, nesta sexta-feira (24), sua aposentadoria do futebol. Aos 41 anos, o zagueiro se despede após não renovar contrato com o Fluminense, seu último clube. Durante sua carreira, ele conquistou títulos importantes e passou por clubes de destaque no Brasil e no exterior.
A decisão de Felipe Melo de pendurar as chuteiras marca o fim de uma trajetória de 21 anos. Começando sua carreira no Flamengo, onde atuava como meia, o jogador foi ganhando notoriedade ao mudar de posição para volante. Foi nesse setor que ele viveu seus melhores momentos, destacando-se em clubes como Juventus, Fiorentina e Galatasaray, além de integrar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010.
Nos últimos anos, Felipe Melo encontrou no Fluminense a chance de ser zagueiro, posição em que se firmou e ajudou o clube a conquistar importantes títulos, como a Libertadores de 2023, a Recopa Sul-Americana de 2024 e o bicampeonato carioca. Ao todo, ele disputou 108 jogos pelo Tricolor, marcando três gols. Felipe Melo também passou por outros clubes brasileiros, como Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras, e se destacou nas competições nacionais e internacionais.
Em sua despedida, o jogador se mostrou agradecido pela carreira e afirmou que está pronto para o "próximo capítulo", embora não tenha revelado quais são seus planos para o futuro. Ele compartilhou a notícia com seus seguidores no Instagram, onde recebeu diversas homenagens, incluindo uma das redes sociais da Libertadores, competição que conquistou três vezes.
Principais títulos de Felipe Melo no futebol
Títulos Nacionais e Continentais:
- Campeonato Brasileiro:Cruzeiro (2003)
- Palmeiras (2018)
- Copa do Brasil:Cruzeiro (2003)
- Palmeiras (2020)
- Campeonato Paulista:Palmeiras (2020)
- Campeonato Mineiro:Cruzeiro (2003, 2004)
- Campeonato Carioca:Fluminense (2022, 2023)
- Copa Libertadores:Palmeiras (2020, 2021)
- Fluminense (2023)
- Recopa Sul-Americana:Fluminense (2024)
- Copa das Confederações:Seleção Brasileira (2009)
Títulos Internacionais:
- Campeonato Turco:Galatasaray (2011-2012, 2012-2013, 2014-2015)
- Copa da Turquia:Galatasaray (2013-2014, 2014-2015)
- Supercopa da Turquia:Galatasaray (2012, 2013, 2014)
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Confira a nota do Felipe Melo
Hoje, encerro um dos capítulos mais importantes da minha vida: minha carreira como jogador de futebol. Foram anos incríveis, de muitas batalhas e conquistas, mas acima de tudo, anos em que vi o propósito de Deus se cumprindo em cada passo que dei. Tudo o que vivi, cada momento, foi guiado pela mão d’Ele, e sou eternamente grato pelo privilégio de ter feito o que amo.
A minha força sempre veio da fé, do amor e da misericórdia de Deus. Nos momentos mais difíceis, Ele esteve comigo, me levantou, e nos momentos de glória, me lembrou de ser grato.
Agradeço a todos os clubes que tive o prazer de atuar, aos torcedores, que foram o combustível da minha caminhada, aos meus companheiros, todas as pessoas que marcaram essa jornada e à minha família, que sempre acreditou em mim. Mas, acima de tudo, agradeço a Deus, que me deu o dom, a coragem e a oportunidade para viver tudo isso.
Agora, sigo confiante para o próximo capítulo, porque sei que Ele continuará me guiando. Obrigado a todos que fizeram parte dessa história. Gratidão, Jesus, por ser único e suficiente em minha vida. Nunca deixem de sonhar grande, profetizar com convicção e agir, porque Ele realiza!!
Permanece a FÉ!
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.