O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 segue em andamento neste domingo (10), com mais de 80 mil estudantes piauienses enfrentando o segundo dia de provas. Os candidatos testarão seus conhecimentos em Ciências da Natureza e Matemática, compondo 90 questões de múltipla escolha. A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) acompanha o desempenho dos candidatos, com grande expectativa de superar os resultados de 2023.
LEIA TAMBÉM
Em entrevista ao O Dia, secretário Washington Bandeira afirmou que a preparação para o ENEM 2024,incluiu revisões, simulados e a utilização de tecnologia, como correção de redação com inteligência artificial. "Hoje é dia de matemática e ciências da natureza, e os nossos estudantes piauienses, especialmente os da SEDUC, estão preparados para fazer uma excelente prova e alcançar aprovações. Porque a preparação foi intensa e abrangente, com mais revisões, simulados, e o uso de laboratório de redação para aperfeiçoar os estudantes, especialmente no texto dissertativo, contando com a correção de redações por inteligência artificial", afirmou Bandeira.
Além disso, o secretário destaca que, pela primeira vez, todos os estudantes da terceira sede do Piauí, tanto da rede pública estadual quanto federal, estavam inscritos no ENEM. Com mais de 35 mil inscritos da rede pública estadual e federal, e 31 mil da SEDUC, o número de abstenções na primeira prova foi baixo, com apenas 22,9% de faltas, abaixo da média nacional de 26,6%. "A presença dos nossos estudantes nas provas foi um reflexo da preparação e da dedicação deles", afirmou o secretário.
A SEDUC também planeja ações para melhorar ainda mais os resultados nos próximos anos. Bandeira mencionou que, a cada ano, serão intensificadas as revisões, simulados e a criação de novos programas para apoiar os alunos. "Para os próximos anos, a SEDUC já planeja intensificar ainda mais a preparação dos alunos, com revisões, simulados e novos programas que os ajudem a fortalecer seu aprendizado. Estamos realizando obras em mais de 300 escolas, com a meta de concluir todas até 2026, e implementando ações para manter os alunos na escola, oferecendo oportunidades como monitoria, estágio remunerado, educação financeira, inteligência artificial, curso técnico e empreendedorismo", concluiu o secretário.
O que levar para o segundo dia do Enem
Os estudantes que farão o Enem neste domingo devem levar os seguintes itens:
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Documento de identificação original com foto, podendo ser físico ou digital.
- Cartão de confirmação de inscrição, que contém informações sobre o local de prova.
- Declaração de comparecimento impressa, caso o candidato precise comprovar sua presença no exame.
Além desses itens, é recomendável que os candidatos levem água e lanche para auxiliar na concentração durante as cinco horas de prova.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.