Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Candidatos devem manter a calma para realizar o segundo dia de prova do Enem

Nesta semana, o candidato deve priorizar a saúde mental, evitando autocobranças

05/11/2024 às 08h35

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu no último domingo (03) e contou com a presença de 73,4% dos 4,5 milhões de estudantes que se inscreveram no exame. No dia, foram aplicadas as provas com questões de linguagens (português e inglês/espanhol), ciências humanas e redação. O balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nesta segunda (04).

Muitos candidatos relataram ansiedade e nervosismo, principalmente aqueles que estavam realizando o exame pela primeira vez. Mas, superado esse dia, é hora de focar na segunda etapa do Enem, que será realizada no próximo domingo (10), quando serão cobradas as disciplinas de Matemática, Ciências da natureza e suas tecnologias, com Biologia, Física e Química. Ao todo, serão aplicadas 90 questões e a prova terá duração de 5 horas.

A psicóloga Daulas Costa lembra que o candidato deve focar nesse segundo dia de prova, mas sempre mantendo a calma e a tranquilidade, sem cobranças. Além disso, a profissional enfatiza que nessa semana que antecede a prova, o aluno deve priorizar a saúde mental e buscar atividades que proporcionem bem-estar, como passar mais tempo com os amigos, assistir séries ou praticar esportes.

Muitos candidatos relataram ansiedade e nervosismo, principalmente aqueles que estavam realizando o exame pela primeira vez - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Muitos candidatos relataram ansiedade e nervosismo, principalmente aqueles que estavam realizando o exame pela primeira vez

“Não é hora de olhar para falhas. Ansiedade é uma emoção que nos prepara, é importante, o problema é quando ela nos impede de cumprir tarefas do dia a dia. O autoconhecimento é fundamental, saber quais seus potenciais e suas fragilidades, para assim focar nos pontos fortes e aprimorar o que é necessário. No momento da prova, se ficar ansioso, o candidato pode fazer um exercício de respiração consciente, que consiste em estar presente no ‘agora’, lembrar que está seguro, que está tudo bem, relembrar sua trajetória e focar naquilo que deu certo, nos momentos que se dedicou aos estudos e como evoluiu”, comenta a psicóloga.

Nessa reta final para o Enem, é fundamental que o candidato avalie sua trajetória, lembre de seus pontos fortes e, se possível, faça um acompanhamento terapêutico. De acordo com Daulas Costa, o autocuidado é a base para que o estudante mantenha sua estabilidade mental. E, para os pais, a psicóloga reforça a importância de não cobrar e acolher esse aluno.

“O autocuidado, com uma boa alimentação, sono regular, praticar atividades físicas, cuidar do emocional e manter a rede de apoio por perto, são essenciais para esse candidato. E, para os pais, a dica é deixar a pressão de lado, evitar comparações e sempre oferecer suporte, conversar, reforçar que seu filho é capaz. Esse apoio da família eu diria que é decisivo”, conclui.

Prova de Matemática exige atenção e interpretação dos candidatos

No segundo dia de provas, os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 precisarão colocar em prática seus conhecimentos de exatas. No domingo (10), será dia de realizar 45 questões de Matemática e suas Tecnologias, uma disciplina muito temida pelos estudantes, e que, segundo o professor de Matemática, Leonardo Gomes, exige muita atenção e interpretação do que está sendo solicitado. Por ser uma disciplina com diversos assuntos, o docente faz uma lista dos principais pontos que podem ser cobrados na prova.

Estudar Matemática para o Enem é diferente, porque traz padrões de questões, competências e habilidades únicas. As questões são contextualizadas, então é preciso interpretar e depois inserir os números. Na Matemática, precisa desenvolver a capacidade interpretativa e a capacidade numérica e lógica. A dica é focar na Matemática básica, de onde podemos desenvolver todas as outras questões. É importante dar uma atenção especial à geometria plana e espacial, dominando áreas e volumes. Também a análise de gráficos. Aposto muito nesses dois assuntos este ano

Leonardo Gomesprofessor de Matemática

Outro assunto cobrado de maneira recorrente no Enem, segundo o professor, é prisma e cilindro. Nesse sentido, o docente orienta que o aluno pode se organizar para estudar um pouco de esfera, cone, pirâmide e tronco de cone. Estudar áreas de triângulo, retângulo, quadrado, focar na diagonal do quadrado, triângulo equilátero, altura do triângulo equilátero, toda essa parte geométrica.

“Nessa reta final, eu diria que o treino agora é de criar caminhos na cabeça para cálculo mental e aprender a otimizar o tempo. Matemática não é teoria, é rotina de prática, e eu, particularmente, acredito muito na disciplina, que é preciso praticar para chegar à excelência”, complementa o professor de Matemática Leonardo Gomes.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.