Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Ainda Estou Aqui" vence prêmio de melhor roteiro em Veneza

Premiação ocorreu na 81ª edição do Festival de Veneza, com destaque para a trama de Marcelo Rubens Paiva

07/09/2024 às 18h59

O longa brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, foi premiado na categoria de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2024. A cerimônia ocorreu no sábado (7), no Palazzo del Cinema, durante a 81ª edição do evento. O prêmio foi concedido aos roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega pela adaptação da obra homônima de Marcelo Rubens Paiva.

"Ainda Estou Aqui" vence prêmio de melhor roteiro em Veneza - (Reprodução) Reprodução
"Ainda Estou Aqui" vence prêmio de melhor roteiro em Veneza

O filme é inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, que retrata a história de sua família, marcada pelo desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, durante o regime militar no Brasil. A trama se passa no Rio de Janeiro, na década de 1970, e explora a reinvenção de Eunice, mãe de Rubens, e seus cinco filhos após o sequestro e desaparecimento do patriarca. O roteiro, que destacou essa narrativa dramática, foi um dos pontos fortes que garantiu o reconhecimento internacional.

"Ainda Estou Aqui" é protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, e conta com a participação especial de Fernanda Montenegro. O filme marca a terceira colaboração entre Salles e Torres, que já haviam trabalhado juntos em "Terra Estrangeira" (1995) e "O Primeiro Dia" (1998). Montenegro também reencontra o diretor após sua participação em "Central do Brasil" (1998), produção que lhe rendeu reconhecimento internacional.

Além de seu impacto na cerimônia, "Ainda Estou Aqui" foi amplamente elogiado durante o festival, recebendo aplausos de 10 minutos após sua exibição. No entanto, apesar de ser um dos favoritos, o filme não conquistou o Leão de Ouro de Melhor Filme, que foi entregue ao longa "The Room Next Door", dirigido por Pedro Almodóvar.

Esperança de Oscar

A repercussão positiva em Veneza gerou uma grande expectativa em relação ao futuro do filme. Muitos internautas brasileiros compararam a atuação de Fernanda Torres à de sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar por "Central do Brasil" e não levou a estatueta. A possibilidade de Fernanda Torres conquistar o prêmio é vista por muitos como uma forma de "reparação histórica".

A mídia internacional também destacou a atuação de Fernanda Torres, com o site Deadline afirmando que ela pode ser uma forte candidata a prêmios. A publicação ressaltou a semelhança entre a história de Eunice Paiva e a de sua própria mãe, que também foi uma mulher forte e determinada.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.