Nesta sexta-feira (4), um acidente envolvendo um ônibus que transportava estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deixou sete mortos e 22 feridos em Imigrante, na Região dos Vales, no Rio Grande do Sul. O coletivo, que levava mais de 30 pessoas, estava em uma visita técnica ao cactário Horst, o maior da América Latina, localizado na cidade.

O acidente ocorreu por volta das 11h15, entre os quilômetros 3 e 4 da RSC-453, quando o veículo perdeu os freios e saiu da pista, descendo uma ribanceira. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o ônibus seguia no sentido Teutônia a Imigrante quando o acidente aconteceu.
Sete vítimas fatais foram confirmadas, sendo seis mulheres e um homem, cujas identidades ainda não foram divulgadas. Além disso, 22 pessoas ficaram feridas, sendo 17 encaminhadas ao Hospital Ouro Branco, em Teutônia, onde cinco estão em estado grave e duas serão transferidas. Outras vítimas foram levadas aos hospitais de Estrela e Lajeado, com um total de três pessoas em atendimento no Hospital Bruno Born.
O acidente causou o bloqueio da rodovia nos dois sentidos, enquanto equipes de socorro, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar, o Batalhão de Aviação e o Batalhão Ambiental, prestavam atendimento às vítimas e trabalhavam para liberar a via.
LEIA TAMBÉM
Universidade decretou luto oficial de três dias
A Prefeitura de Santa Maria, por meio de nota oficial, expressou profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (4) em Imigrante, no Vale do Taquari, que envolveu um ônibus com estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O acidente resultou em sete mortes e deixou 22 feridos.
A nota, assinada pelo Executivo municipal, manifesta solidariedade às famílias, amigos, colegas e toda a comunidade acadêmica da UFSM. "Neste momento de tristeza, nos solidarizamos com as famílias, os amigos, os colegas e toda a comunidade acadêmica da UFSM", afirmou a Prefeitura. Equipes da Secretaria Municipal de Educação, o programa Santa Maria Acolhe e outros secretários municipais estão a caminho do campus da UFSM para oferecer suporte às famílias que buscam informações sobre o ocorrido.
A cidade de Santa Maria, conhecida como "Cidade Universitária", está profundamente impactada pela perda de vidas e pelas vítimas feridas no acidente. A vice-prefeita, Lúcia Madruga, juntamente com os outros membros da administração municipal, tem se dedicado a prestar o apoio necessário às vítimas e suas famílias. O município também está disponibilizando apoio psicológico para aqueles que necessitam de auxílio neste momento difícil.
Em resposta ao acidente, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decretou luto oficial de três dias, suspendendo as atividades acadêmicas e administrativas na sexta-feira (4) e no sábado (5). A instituição também enviou uma equipe ao local para acompanhar o resgate e oferecer apoio às vítimas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.