A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (04) o relatório final da Subcomissão da Modernização do Futebol, elaborado pelo deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ). Entre as principais recomendações do documento está a apresentação de um projeto de lei que dê prioridade a organizações esportivas reconhecidas como formadoras de atletas no acesso a recursos públicos.

LEIA TAMBÉM
A subcomissão foi criada com a finalidade de discutir e promover ações legislativas voltadas à modernização do futebol brasileiro. Também foram ouvidos representantes do setor e debatidas propostas que buscam elevar os padrões de gestão, apoiar políticas públicas e incentivar a formação de jovens atletas.
“É um projeto de lei que pretende valorizar a condição de clube formador de atletas. Tem gente que não sabe que nem todo clube que forma atletas tem certificado de clube formador. Quando assumi o Flamengo, por exemplo, o Flamengo não tinha. Uma das primeiras vitórias que nós conseguimos foi essa obtenção do certificado”, disse Bandeira de Mello.
A ideia central é estimular mais clubes a preencherem os critérios de proteção a crianças e adolescentes estabelecidos na Lei Geral do Esporte, promovendo uma formação segura e responsável.
O deputado também defendeu a continuidade dos trabalhos da subcomissão e afirmou que pretende, nos próximos meses, debater temas como a governança do futebol brasileiro, equilíbrio financeiro entre clubes e possíveis ajustes na legislação que regulamenta a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.