Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre Léo Batista, ícone da comunicação brasileira, aos 92 anos

Com uma trajetória de quase oito décadas, o apresentador se tornou referência na televisão e no rádio.

19/01/2025 às 16h11

Léo Batista, um dos maiores nomes da história do jornalismo esportivo no Brasil, faleceu neste domingo (19), aos 92 anos. Com uma trajetória de quase oito décadas, o apresentador se tornou referência na televisão e no rádio, marcando gerações com sua voz inconfundível.

O âncora e repórter morreu no Hospital Rios D’Or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em decorrência de um tumor no pâncreas. Internado desde o dia 6 de janeiro após apresentar desidratação e dores abdominais, o diagnóstico revelou a presença do tumor, que exigiu sua transferência para a UTI nos últimos dias. Apesar dos esforços médicos, ele não resistiu.

Morre Léo Batista, ícone da comunicação brasileira, aos 92 anos - (Divulgação/TV Globo) Divulgação/TV Globo
Morre Léo Batista, ícone da comunicação brasileira, aos 92 anos

Quem foi Léo Batista?

Nascido em 1932, em Cordeirópolis (SP), João Baptista Bellinaso Neto, que adotou o nome Léo Batista, começou sua carreira aos 15 anos no serviço de alto-falante de sua cidade natal. Após passar por rádios no interior de São Paulo, chegou ao Rio de Janeiro em 1952, onde consolidou seu nome no cenário nacional.

Léo foi o primeiro jornalista a informar grandes acontecimentos históricos, como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, na Rádio Globo, e a morte de Ayrton Senna, em 1994, na TV Globo.

 Léo Batista começou sua carreira aos 15 anos  - (Reprodução) Reprodução
Léo Batista começou sua carreira aos 15 anos

Uma carreira marcada pelo esporte

Na TV Globo, onde trabalhou por mais de 50 anos, Léo Batista foi um dos precursores dos programas esportivos da emissora. Participou da criação de atrações icônicas como o Esporte Espetacular e o Globo Esporte, além de marcar presença no Fantástico com o famoso quadro "Gols do Fantástico" e a simpática "zebrinha" da loteria esportiva.

Além do esporte, Léo apresentou o Jornal Nacional, o Jornal Hoje e desfiles de Carnaval, demonstrando sua versatilidade como comunicador.

Ao longo da vida, o profissional recebeu diversas homenagens. Em 2024, foi tema da série documental “Léo Batista, a Voz Marcante”. No mesmo ano, seu nome foi dado a uma cabine de imprensa no Estádio Nilton Santos, em reconhecimento ao seu amor pelo Botafogo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.