Os jovens de 16 a 18 anos que desejam votar nas eleições municipais de 2024 têm até 8 de maio para obter o título eleitoral. Esse documento habilita o cidadão a exercer o direito ao voto. Em outubro, as eleições serão realizadas para escolher os representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios pelos próximos quatro anos.
LEIA TAMBÉM
Em 2022, após uma campanha nacional na qual vários famosos incentivaram os jovens que ainda não possuíam título de eleitor a tirar o documento e participar das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um aumento de 51% no número de pessoas aptas a votar. No período, mais de 2 milhões de eleitores com 16 e 17 anos emitiram o título.
Como tirar o primeiro título de eleitor?
Para solicitar o título eleitoral, o jovem pode usar o sistema de autoatendimento TítuloNet. Ao acessar o sistema, basta selecionar a opção "não tenho" no campo "Título de eleitor", caso seja a primeira vez. Em seguida, é necessário preencher todos os campos com informações pessoais, como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento.
Para solicitar o título eleitoral, é necessário anexar quatro fotografias: uma selfie segurando um documento oficial de identificação e duas fotos da documentação usada. O eleitor deve estar sem acessórios que obstruam o rosto, como óculos ou bonés.
Além disso, é preciso incluir um comprovante de residência e, para homens entre 18 e 45 anos, um comprovante de quitação do serviço militar obrigatório. Todas as imagens devem ser claras.
Após enviar a solicitação, é possível acompanhar a emissão do título eleitoral online, inserindo o número do protocolo gerado. Depois, o cidadão pode retirar o título no cartório eleitoral mais próximo. O futuro eleitor tem 30 dias para fazer o cadastramento biométrico no cartório eleitoral. Depois, pode baixar a versão digital do título eleitoral pelo aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets.