Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inmet emite alerta de fortes chuvas e queda de granizo no Rio Grande do Sul

o Inmet solicita que a população do Rio Grande do Sul, adote medidas de segurança

23/05/2024 às 11h41

23/05/2024 às 11h41

Durante a madrugada desta quinta-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou um alerta de perigo para o Sul do Brasil. Conforme divulgado, as áreas que apresentam maior risco são a região serrana, o noroeste, o centro oriental e ocidental do Rio Grande do Sul, o oeste e o sul de Santa Catarina e a área metropolitana de Porto Alegre.

Com previsão de fortes chuvas, ventos intensos e até queda de granizo, o Inmet solicita que a população do Rio Grande do Sul, adote medidas de segurança. Na região gaúcha, esta quinta (23) poderá ser um dia com grande acúmulo de água com chuva superior a 60mm/h ou acima de 100mm/dia, o que aponta para riscos de transbordamentos de rios, grandes alagamentos e deslizamentos de encostas. Além disso, também há um alerta para queda de granizo que pode acarretar em corte de energia elétrica, estrago em plantações, alagamentos e queda de árvores.

Inmet emite alerta de fortes chuvas e queda de granizo no Rio Grande do Sul - (Inmet ) Inmet
Inmet emite alerta de fortes chuvas e queda de granizo no Rio Grande do Sul

O Inmet sugere ainda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. "Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia", acrescenta o instituto. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Casos de leptospirose no Rio Grande do Sul

Um homem de 33 anos, morador da região central do município de Venâncio Aires (RS), morreu após contrair leptospirose. Esta é a segunda morte confirmada para a doença ao longo dos últimos dias no estado do Rio Grande do Sul, fortemente atingido por temporais e enchentes desde o fim de abril.

O óbito foi confirmado em nota pela prefeitura de Venâncio Aires. De acordo com o comunicado, familiares do homem disseram que ele teve contato com águas das enchentes, mas adotando cuidados necessários, como o uso de botas.

enchentes rio grande do sul - (Gustavo Mansur/Palácio Piratini) Gustavo Mansur/Palácio Piratini
enchentes rio grande do sul

A outra morte pela doença foi registrada no município de Travesseiro, no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Um homem de 67 anos morreu na última sexta-feira (17) após contrair a infecção, mas o óbito só foi confirmado pela secretaria municipal de saúde no domingo (19).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral