O Governo Federal anunciou, nesta terça-feira (25), o lançamento da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. O evento, realizado no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outras autoridades do setor de saúde.
A produção da vacina será realizada em larga escala, com a expectativa de disponibilizar até 60 milhões de doses anuais a partir de 2026. Esse número poderá ser ampliado conforme a demanda e a capacidade produtiva. O principal objetivo é atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027.

O desenvolvimento da vacina é fruto de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, com o apoio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde. O projeto também conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financia a pesquisa clínica, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela análise do registro da vacina. O investimento total na parceria é de R$ 1,26 bilhão.
A vacina será destinada à população de dois a 59 anos, e a ampliação de sua distribuição está prevista para os próximos anos, com apoio do Novo PAC, que visa fortalecer a infraestrutura e a indústria nacional, especialmente no Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Além da vacina contra a dengue, o evento também trouxe outros anúncios importantes relacionados à saúde pública. O governo federal divulgou parcerias para a produção nacional de insulina, o desenvolvimento de uma vacina contra a gripe aviária, e a criação de uma vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A fabricação de insulina será realizada por meio da parceria entre a Fiocruz e a empresa Biomm, com o objetivo de atender a uma demanda crescente no SUS.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.