Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enchentes no Rio Grande do Sul deixam mais de 15 mil desalojados; veja como ajudar

Estão sendo arrecadados diversos itens para doação, como alimentos, água, kits de higiene e limpeza, agasalhos

03/05/2024 às 09h55

Fortes chuvas no Rio Grande do Sul deixa milhares de famílias desabrigadas. Após declarar estado de calamidade, equipes do Corpo de Bombeiros, da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil, aprestam apoio à Defesa Civil no resgate de pessoas isoladas. Veja como ajudar as vítimas.

Desde o último domingo (28), intensas chuvas atingem o Rio Grande do Sul e têm causado grande preocupação entre moradores e autoridades locais, que estão se mobilizando para ajudar as mais de 70.000 pessoas afetadas. O governo estadual reativou a conta "SOS Rio Grande do Sul" para receber doações via Pix (CNPJ – 92.958.800/0001-38), que serão transformadas em ajuda para as vítimas. 154 municípios do estado foram afetados pelas chuvas e criaram um alerta para o risco de colapso das barragens da região. Até agora foram confirmadas 29 mortes, 60 desaparecimentos e mais de 15.000 pessoas ficaram desalojadas, conforme o governador do estado Eduardo Leite (PSDB).

Enchentes no Rio Grande do Sul deixa mais de 15 mil desalojados; veja como ajudar - (Giulian Serafim / PMPA) Giulian Serafim / PMPA
Enchentes no Rio Grande do Sul deixa mais de 15 mil desalojados; veja como ajudar

Além disso, estão sendo arrecadados diversos itens para doação, como alimentos, água, kits de higiene e limpeza, agasalhos, roupas íntimas, roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores, móveis, eletrodomésticos e rações pra cães e gatos, para ajudar as famílias afetadas pelos temporais. Confira a lista dos pontos de coleta:

  • Depósito da Defesa Civil município: Rua La Plata, 693 – Bairro Jardim Botânico das 9h às 18h.
  • Ginásio Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto: Rua Bento Gonçalves, Santiago das 8h às 18h.
  • Arena do Grêmio: No portão 6, de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h
  • Estádio Olímpico: Largo Patrono Fernando Kroeff, número 1, todos os dias, das 9h às 18h
  • CT Feminino: Avenida Farroupilha, 8001 — Canoas Capela da Ulbra e prédio 55 (educação física), de segunda-feira a sexta, das 7h às 21h30
  • CT Cristal: Avenida Diário de Notícias, 915, em frente ao Barra Shopping, todos os dias, das 9h às 18h
  • CFT Hélio Dourado: Estrada Municipal do Conde, 8.500, Sans Souci, Eldourado do Sul, de segunda-feira a sexta, das 9h às 17h
  • Hotel do Grêmio: Hotel Park Plaza Moinhos, Rua Dr. Timóteo, 577, Porto Alegre. 24 horas.
  • Sport Club Internacional: Portão 1 do Gigantinho das 8h às 18h.
  • Centro Logístico da Defesa Civil Estadual: Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre. O órgão também disponibilizou uma chave PIX para receber doações em dinheiro: CNPJ – 92.958.800/0001-38 (SOS Rio Grande do Sul).

_________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral