Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Candidatos do CNU devem levar documento com foto e caneta preta neste domingo (18)

As provas do "Enem dos Concursos" serão aplicadas para mais de 2,1 milhões de inscritos em 228 municípios do país.

17/08/2024 às 18h08

A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) acontece neste domingo (18), em dois turnos, e exige o documento com foto e caneta preta como itens obrigatórios. As provas serão aplicadas para mais de 2,1 milhões de inscritos em 228 municípios do país.

Ao total, estão sendo disponibilizadas cerca de 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal.

Concurso Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos - (Agência Brasil) Agência Brasil
Concurso Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os candidatos farão provas objetivas, dissertativas e redação, com diferenciação no número de questões para o nível médio e nível superior.

Para cargos de nível médio (bloco 8) são 60 questões nas provas objetivas (múltipla escolha), cada uma com cinco alternativas (A; B; C; D; E) e uma única resposta correta. As questões estarão distribuídas assim: 15 questões de língua portuguesa; 15 de noções de direito; 15 de matemática e outras 15 de realidade brasileira. A prova discursiva para nível médio será uma redação que vale 100 pontos. A redação é eliminatória e classificatória e valerá 100 pontos. Os candidatos não podem tirar zero na redação.

Já os cargos de nível superior, dos blocos 1 a 7, as provas objetivas terão de 70 questões de múltipla escolha, divididas entre 20 questões de conhecimentos gerais, de caráter eliminatório e classificatório, e mais 50 questões de conhecimentos específicos. Já a prova discursiva será específica por bloco temático e abordará o conteúdo relacionado à área de concorrência. Esta prova discursiva do concurso unificado também valerá 100 pontos.

Outra orientação importante é que para a segurança do chamado Enem dos Concursos, os candidatos não poderão levar o caderno de provas em nenhum dos turnos. Quem aguardar até os últimos 30 minutos de prova, na parte da manhã e da tarde, receberá dos fiscais de sala uma folha para anotar suas respostas, em cada turno, e poderá levá-la consigo no fim da aplicação da prova, no turno vespertino.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.