Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parnaíba

Em Parnaíba, aprovados em concurso já esperam mais de seis meses para serem convocados

118 aprovados estão cobrando da Prefeitura suas convocações e afirmam que o ano letivo 2025 nas escolas municipais pode ficar prejudicado pela falta de educadores.

14/02/2025 às 13h49

A arte da espera e a incerteza. É assim que se traduz a realidade dos aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba, que teve seu edital lançado em janeiro de 2024. Ao todo, 118 aprovados aguardam desde julho do ano passado por suas convocações para atuarem na Educação Básica do Municípios. No entanto, até esta segunda semana de fevereiro, um ano após o lançamento do certame, o grupo continua sem respostas por parte do poder público quanto à data em que vão poder assumir seus cargos.

O concurso para professor efetivo nas escolas municipais de Parnaíba teve seu resultado homologado em 04 de julho de 2024. De lá até agora, apenas 20 foram convocados para começarem a atuar no ano letivo que começa agora em março. Destes, quatro desistiram de assumir suas vagas, mas nem mesmo com as desistências, mais alguém foi chamado. A situação se agravou ainda mais depois que os professores celetistas da rede municipal foram exonerados e não houve chamamentos de concursados para substituí-los em sala de aula.

Em Parnaíba, aprovados em concurso já esperam mais de seis meses para serem convocados - (Pixabay) Pixabay
Em Parnaíba, aprovados em concurso já esperam mais de seis meses para serem convocados

A comissão dos aprovados no concurso para professor em Parnaíba manifestou preocupação com o início do ano letivo de 2025 diante da aparente falta de profissionais e da demora na convocação de quem conseguiu conquistar o cargo público. O grupo já acionou o Ministério Público, que fez uma recomendação à Prefeitura de Parnaíba para que convoque os aprovados.

“A Prefeitura continua ignorando mesmo com o ano letivo se aproximando, apesar de que ele vai começar bem atrasado, só no dia 10 de março. E já há rumores de que demore mais que isso porque não tem estrutura nas escolas. A Prefeitura alega que não tem necessidade de chamar professores, mas eles ofertaram para os que já são efetivos mais 20 horas e até a possibilidade de trocar o Horário Pedagógico [cumprido em casa com o planejamento de aulas] em mais horas, fazendo com que tenham carga horária de 60 horas semanais. Como que não tem necessidade se estão fazendo isso?”, questiona Arthur Rodrigues, representante da Comissão dos Aprovados no Concurso.

Arthur Rodrigues é representante da comissão dos aprovados no concurso - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Arthur Rodrigues é representante da comissão dos aprovados no concurso

Ele lembra que além dos 118 aprovados aguardando para serem convocados, ainda há mais 151 candidatos classificados. A comissão já procurou a Prefeitura, mas a resposta recebida foi de que a gestão está avaliando a necessidade de convocar mais professores e que só depois que isso for feito, é que os chamamentos serão realizados.

O grupo também já foi à Câmara Municipal denunciar a situação aos membros do Legislativo de Parnaíba. Há uma manifestação marcada para a próxima segunda-feira (17) em frente ao Centro de Qualificação Jeanete Souza, na Avenida Governador Chagas Rodrigues, às 18h30, quando inicia a Semana Pedagógica para planejamento das aulas.

A reportagem do Portalodia.com entrou em contato com a Prefeitura de Parnaíba, mas até a publicação desta matéria, nenhum retorno foi dado. O espaço segue aberto para esclarecimentos futuros.