O atual presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, participou hoje (30) de um almoço na casa do vereador Zé Filho, no Planalto Ininga, e na ocasião, recebeu o apoio de outros 18 parlamentares na disputa pelo comando do parlamento da Capital. O vereador do PDT se movimenta para permanecer na presidência, enquanto a base de sustentação ao prefeito eleito Silvio Mendes também se articula para lançar um candidato na disputa.
Marcaram presença no almoço, além de Enzo Samuel e o anfitrião Zé Filho (PSD), os vereadores Fernando Lima e Carlos Ribeiro, ambos do PDT, Deolindo Moura, Gustavo de Carvalho, Venâncio, João Pereira, Elzuíla e Dudu, todos do PT; Lucy Soares, Zé Neto e Daniel Carvalho, do MDB; Juca Alves, do PRD e Eduardo Draga Alana, do PSD. Após o almoço, também chegaram a casa do vereador Zé Filho, os vereadores Joaquim do Arroz, do PT, Carpejane Gomes, do Podemos e James Guerra, do Avante. Fernanda Gomes, do Solidariedade, está integrada ao grupo, mas não pode ir ao almoço.
Pela lógica, 10 ficam com um candidato a ser lançado pela base do prefeito eleito Silvio Mendes, que repassou ao vice-prefeito eleito Jeová Alencar a missão de se envolver na eleição do parlamento. Jeová tem confiança na vitória de seu grupo. Os números dão margem a uma disputa acirrada, uma vez que nos bastidores há margem para quem está com Enzo dialogar com o outro grupo, e vice-versa.
Neste tipo de disputa, traições fazem parte do jogo e também influenciam nas articulações. Todo mundo sabe disso. Quem acompanhou a histórica eleição para presidente da Alepi em 2015 chega a se emocionar com o episódio.
Na Câmara de Vereadores de Teresina, faz parte do folclore político a disputa em 1992, quando Pedro Alcântara foi dormir presidente e acordou traído por seus pares.
Por parte dos vereadores que apoiam Enzo, um argumento é que eleger um silvista é ficar literalmente nas mãos do Palácio da Cidade – eles tem medo de voltar ao tempo em que com Firmino na Prefeitura, vereadores não tinham espaços.
Já em relação ao grupo alinhado ao prefeito eleito, eles entendem apoio a base logo na eleição da Câmara é a sinalização de que estão fechados com o executivo para o que der e vier.
O vereador eleito Fernando Lima afirmou que todos os presentes no almoço reafirmaram o apoio ao projeto de Enzo Samuel. “Este é um momento de união e compromisso com uma gestão transparente e voltada para o bem-estar de nossa cidade”, disse o parlamentar.
Pela base de Silvio Mendes, os vereadores Luís André, do PL, Bruno Vilarinho, do PRD e Aluísio Sampaio, do Progressistas, buscam se viabilizar. A perspectiva é de que o mais forte dos três registre a candidatura. O processo é coordenado pelo vice-prefeito eleito Jeová Alencar.