Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Magalhães

Dudu diz que PT pode receber vereadores e que Fábio Novo deve ter quatro chapas proporcionais

O vereador petista Dudu concedeu afirmou que o PT não deve fechar as portas para o diálogo com vereadores que já ocupam a titularidade do mandato na Câmara Municipal.

23/11/2023 às 19h11

23/11/2023 às 19h09

O vereador petista Dudu concedeu entrevista ao jornal O DIA News, na O DIA TV, e afirmou que o PT não deve fechar as portas para o diálogo com vereadores que já ocupam a titularidade do mandato na Câmara Municipal. O parlamentar afirmou que tem conversado com pelo menos quatro vereadores que demonstram interesse em um diálogo sobre filiação ao PT. Dudu disse ainda que em 2024, Fábio Novo deve ter aliados distribuídos em pelo menos quatro chapas proporcionais à Câmara Municipal.

As falas de Dudu contrastam com a de dirigentes partidários. Nos bastidores, petistas afirmam que a sigla não receberá vereadores com mandato, com exceção de Venâncio (PSDB), que tem ligações históricas com o PT. Ele é filho de Flora Isabel, atual conselheira do TCE e que ajudou na fundação do PT, onde construiu uma sólida carreira política.

O PT tem hoje uma lista com 34 pré-candidatos a vereador. A perspectiva é que a sigla lance no máximo 24 nomes ano que vem. Ou seja, pelo menos 10 petistas tradicionais terão que abrir mão do projeto de candidatura. Magalhães, presidente municipal do partido, afirmou que ao O DIA que não faz sentido o partido obrigar líderes históricos que sempre integraram a militância da sigla abrirem mão de candidaturas, para receber vereadores de outros partidos.

Ainda na entrevista, Dudu afirmou que o PT precisa dialogar com todos e apresentar alternativas para que vereadores e pré-candidatos tenham viabilidade, com o objetivo de aumentar a representação na Câmara e fortalecer o nome de Fábio Novo. “Precisamos eleger vereadores. Tenho certeza que o Fábio Novo terá pelo menos quatro chapas proporcionais fortes e tudo será resolvido no diálogo, na conversa”, concluiu.

Vereador tem opinião contrária a de petistas históricos sobre a filiação de vereadores com mandato. - (Jailson Soares/O DIA) Jailson Soares/O DIA
Vereador tem opinião contrária a de petistas históricos sobre a filiação de vereadores com mandato.