Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Capitão de Campos

Criança de 9 anos é o 1º piauiense a se tornar sócio-mirim do Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Heitor Luiz, pequeno astrônomo natural de Capitão dos Campos, já foi reconhecido como uma das crianças mais talentosas do mundo

31/07/2024 às 14h18

31/07/2024 às 14h43

Heitor Luiz, um jovem astrônomo de 9 anos natural de Capitão dos Campos, no Piauí, alcançou mais um feito notável: ele é o primeiro piauiense a ser nomeado sócio-mirim do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A conquista foi resultado de uma seleção realizada pela Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), na qual Heitor foi uma das 10 crianças escolhidas entre 10 mil candidaturas.

Criança de 9 anos é o 1º piauiense a se tornar sócio-mirim do ITA - (Divulgação) Divulgação
Criança de 9 anos é o 1º piauiense a se tornar sócio-mirim do ITA

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é uma instituição brasileira dedicada à formação de engenheiros e à pesquisa nas áreas de aeronáutica e aeroespacial. A Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) apoia o ITA e oferece um programa de sócios-mirins para jovens com destaque em áreas relacionadas às ciências e à engenharia.

Heitor Luiz, que em 2023 foi reconhecido como uma das crianças mais talentosas do mundo pela International Star Kids Awards, foi selecionado após uma rigorosa competição. Quem explica melhor o processo de seleção é a sua mãe, Jéssica Mari. 

“As inscrições começaram em abril e foram encerradas quando atingiu o número de 10 mil crianças. O Heitor foi inscrito e, dentre essas 10 mil, 30 crianças foram pré-selecionadas para a etapa final. Desse grupo, 10 foram escolhidas para receber o prêmio, e Heitor foi uma dessas crianças, sendo o único selecionado do Piauí. A seleção focou em crianças que se destacam na comunidade e fossem dedicadas aos estudos, com sonhos relacionados à matemática e ciências”, afirmou. 

Com a conquista, Heitor poderá visitar importantes instituições do setor aeroespacial - (Divulgação) Divulgação
Com a conquista, Heitor poderá visitar importantes instituições do setor aeroespacial

Heitor, com seu sonho de se tornar astrônomo e engenheiro aeroespacial, se encaixou perfeitamente nesse perfil: o pequeno participa ativamente de olimpíadas e eventos, além de realizar palestras e incentivar outras crianças a se apaixonarem pela astronomia. Ele também criou um projeto de observação telescópica, em que reúne crianças da sua cidade para observar eventos astronômicos especiais. 

Com essa conquista, Heitor Luiz terá a oportunidade de visitar importantes instituições do setor aeroespacial brasileiro, como a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Seu nome será registrado no site da AEITA, e passará a fazer parte da história da associação.

Vale ressaltar que tornar-se sócio-mirim da AEITA é um reconhecimento importante que permite aos jovens talentos se conectarem com essa comunidade de especialistas. Para a família do jovem, a nova conquista é mais um motivo para se orgulhar. 

Heitor também comemorou o reconhecimento nas redes sociais. “Estou tão emocionado que não consigo nem falar. Agradeço a Deus e todas as pessoas que me apoiaram”, comentou. “É uma honra ser o primeiro piauiense a conseguir [esse feito]. Mais orgulho eu sinto ainda de ser de Capitão dos Campos, minha cidade que tanto amo. Levarei esse título com muito amor e respeito”, publicou no Instagram.

Jovem participa de olimpíadas, palestras e criou projeto de observação telescópica - (Divulgação) Divulgação
Jovem participa de olimpíadas, palestras e criou projeto de observação telescópica

Além de sua seleção como sócio-mirim do ITA, Heitor também já foi premiado com o título de cientista cidadão pela NASA, o que reforça seu talento como um jovem prodígio no campo das ciências, além de levar à frente o nome do Piauí.

“O que nos deixa ainda mais orgulhosos é que cada vez mais o Heitor está colocando o nome do nosso estado para todo o Brasil ver”, completou Jéssica. 

Pessoas interessadas em conferir o trabalho do pequeno astrônomo, podem acompanhá-lo por meio do Instagram (@heitorlastronomia), onde ele compartilha seu conhecimento sobre a ciência espacial.