O Rio Marathaoan, localizado na cidade de Barras, no Norte do Piauí, atingiu neste domingo (07) a cota de inundação. De acordo com o boletim hodrometeorológico emitido pelo Serviço Geológico Nacional (CPRM), o Marathaoan chegou a um volume de 4,20 metros na madrugada de hoje, por volta das 2h45min, e se mantém acima da cota de inundação durante todo o dia.
No intervalo de pouco mais de 12 horas, por volta das 15h45min, o rio continuava na cota de inundação, tendo somado um volume de 4,41 metros. Desde ontem (06), o Marathaoan já se encontrava na cota de alerta pra risco de inundação devido Às fortes chuvas que caem na região Norte do Estado e que têm feito com que a bacia do Parnaíba, como um todo, registre aumento em alguns trechos.
Conforme o boletim do CPRM divulgado nesta tarde (07), o Rio Marathaoan deve permanecer subindo mesmo já tendo atingido a cota de inundação. A previsão é de que até as 19h, ele chegue a pelo menos 4,55 metros, ou seja, 35 centímetros acima do nível de transbordamento. O CPRM emitiu um alerta às autoridades de Defesa Civil para os riscos de alagamentos e de danos às populações ribeirinhas no entorno do Marathaoan.
Além do rio que banha Barras, outro que também tem preocupado as autoridades no Piauí é o Rio Longá, em Esperantina, que chegou a um nível de 7,44 metros neste domingo (07), atingindo a cota de inundação por volta das 14h30. O Longá se encontra, no atual momento, quatro centímetros acima da cota de transbordamento e deve subir ainda mais até o fim do dia. A estimativa do CPRM é que até o final deste domingo, o rio que banha Esperantina chegue a 7,70 metros, quase 30 centímetros do ponto de inundação.
Já em Luzilândia, a preocupação é com o Rio Parnaíba, que já atingiu a cota de alerta para risco de transbordamento neste domingo (07) e se encontra, atualmente, com um nível de 5,34 metros, ou seja, 34 centímetros acima do ponto de alerta e a 40 centímetros do ponto de inundação. Conforme aponta o CPRM, o Rio Parnaíba, em Luzilândia, deve subir ainda hoje até 5,40 metros, continuando na cota de alerta.
Chuvas devem contribuir para subida rápida do nível dos rios
A subida rápida do nível dos rios que banham o Piauí preocupa as autoridades de Defesa Civil e gerenciamento de risco em razão da previsão do tempo para o Estado. É que o território piauiense, que já tem registrado volumes consideráveis de chuva nos últimos dias, deve ter mais precipitações volumosas nas próximas horas. É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em alerta emitido neste domingo (07) para boa parte do Estado.
O alerta amarelo é válido até as 10h de amanhã (08) e aponta para risco de chuva entre 20 e 30 mm/hora ou até 50 mm/dia. Há possibilidade, ainda, de ventos intensos e queda de galhos de árvores e corte de energia.
_______________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.