Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Adestramento e comportamento Pet

O reforço positivo na educação dos pets

O Reforço Positivo vem da Teoria do Psicólogo Behaviorista, Skinner. Considerado o Pai do Condicionamento Operante, ele diz que tudo que é reforçado, é propagado.

13/09/2023 às 12h30

28/09/2023 às 17h41

O reforço positivo motiva o aprendizado e é saudável quando queremos que algo bom se propague, e ao contrário do que muitos pensam, não é só comida. Reforço positivo é tudo que é bom e funciona para o animal para que ele faça determinado comportamento. E quanto mais reforçado e repetido, mais se é aprendido e condicionado. Serve para qualquer raça e idade. Quanto mais cedo os bons reforços acontecerem, melhor para o animal, sua educação e convívio.

Então, pode ser além de comida, um brinquedo, uma brincadeira, um local que goste de estar, um carinho, atenção do seu tutor, até mesmo um bom passeio que ele esteja confortável para farejar e demarcar bem o ambiente.

Para recompensarmos o pet, reforçando com algo que goste, precisamos entender o que ele quer no momento, e se é algo que queremos que se propague. O que acontece muitas vezes, é que acabamos reforçando algo que não queremos, por não entendermos essa capacidade de aprendizado e como funciona, e daí se têm uma continuidade do comportamento ruim que lá na frente é mais difícil de se tirar por conta dos reforços repetidos.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Precisamos conhecer nossos pets e entender o que queremos reforçar, se o que queremos são comportamentos bons para se ter um pet educado, então o que devemos reforçar são os bons comportamentos e não os ruins.

Reforçar positivamente, além de ser saudável, trazer bem-estar, é motivador para o animal. Muito melhor que punir maus comportamentos, é entender quais são os bons e reforçarmos para que se propaguem.

Além de ter um pet educado de forma saudável, criamos confiança e aumentamos nosso vínculo com nosso animal de estimação .

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Reforço Positivo para pet gostar de caminha. - (Virgínia Leal ) Virgínia Leal
Reforço Positivo para pet gostar de caminha.