Portal O Dia

Vacina contra a dengue: FMS vai abrir 1.700 novas vagas para agendamento

A Fundação Municipal da Saúde (FMS) vai abrir, a partir das 10h desta sexta-feira (10), novas 1.700 vagas para vacinação contra a dengue em Teresina. Ao todo, já foram abertas mais de 3 mil vagas desde o início da imunização. 

No primeiro momento, a vacina contra a dengue está sendo destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Pais e responsáveis devem realizar o agendamento por meio deste site.

Arquivo/ODIA
Vacina contra a dengue: FMS vai abrir 1.700 novas vagas para agendamento

“A FMS é responsável em aplicar as vacinas, quem define o público alvo é o Ministério da Saúde. Vamos abrir agendamento sempre que recebermos novas doses e avisaremos amplamente”, explica a coordenadora de vacinação, Emanuelle Dias.

O esquema de vacinação funciona da seguinte forma: a vacina é administrada em duas doses, com intervalo de três meses. Caso a pessoa tenha tido dengue recentemente, é recomendado que ela aguarde um intervalo de seis meses para iniciar o esquema vacinal, conforme esclarece a FMS. 

No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.

Como prevenir a dengue?

A FMS alerta que a melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros.

Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso.

“É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A fêmea tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano para fazer a maturação dos seus ovos”, diz Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

Agência Brasil
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Fique atento aos sintomas

Apesar de semelhantes, a dengue, zika e Chikungunya apresentam algumas diferenças em seus sintomas. Confira:

Dengue

Zika

Chikungunya

___________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.