A Unimed Teresina esteve presente no VIII Fórum da Comissão de Cooperativismo Médico realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O tema central da edição foi “Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Sistema de Saúde Brasileiro”.
A edição levantou o debate sobre o tratamento de autismo no meio médico e nos planos de saúde e a necessidade de se criar diretrizes no rol de procedimentos e eventos em saúde.
O presidente do Sistema Unimed Teresina, Dr. Newton Nunes de Lima Filho, destacou a importância do tema em um contexto tão significativo. “Agradecemos o convite para participar do Fórum e contribuir com importantes debates. Nosso compromisso é encontrar soluções e caminhos para garantir um sistema de saúde mais inclusivo e eficaz para todos”, afirmou.
O gestor participou da abertura da programação representando o Sistema Unimed Brasil, juntamente com José Hiran da Silva Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina e Yáscara Pinheiro Lages Pinto, conselheira federal e coordenadora da Comissão de Cooperativismo Médico do CFM.
A programação do Fórum contou palestras, debates e a presença de gestores de planos de saúde, cooperativas, representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Ministério Público Federal (MPF) e da Justiça Federal. Além de médicos neurologistas, pediatras, psiquiatras, otorrinos, entre outros, com expertise em TEA.