Portal O Dia

Teresina registrou queda de 45% em mortes violentas em agosto

O número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) apresentou redução de 45% no mês de agosto em Teresina, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A queda das ocorrências também foi constatada pelo levantamento nos municípios do interior do Estado, onde as mortes dessa natureza reduziram em 16%.

A Gerencia de Dados da SSP contabilizou que no mês passado foram 17 mortes violentas intencionais na capital. No mesmo período do ano passado, foram 31 pessoas mortas de forma intencional na capital, o que representa a diminuição de 45,15% dos casos.

Jailson Soares/ODIA
Chico Lucas - Secretário de Segurança do Piauí

No interior, a Secretaria de Segurança Público constatou uma redução de 16,42% das MVIs. De acordo com o levantamento, em agosto do ano passado foram registrados um total de 67 vítimas. Já no mesmo período deste ano, os casos caíram para 56 pessoas mortas.

Para o secretário de Segurança, Chico Lucas, os números são consequências das ações do policiamento ostensivo, bem como as investigações que miram as organizações criminosas com atuação no Piauí.

“A redução das mortes violentas em todo o estado e na capital mostram o resultado efetivo das ações das Forças de Segurança no combate à criminalidade. Vamos continuar trabalhando para fecharmos este ano com números ainda mais reduzidos”, disse o secretário.

DADOS DE JULHO

Em julho, os números já demostraram queda. As mortes violentas registradas no mês em Teresina reduziram em cerca de 50% em comparação com o mesmo mês do ano passado. O balanço aponta que a quantidade de homicídios e feminicídios registrados na capital caiu de 38 em julho de 2022 para 19 em julho de 2023.