O Natal se aproxima, e por isso a Prefeitura de Teresina divulgou que o transporte coletivo urbano da cidade será gratuito para a população nos próximos dois sábados e domingos que antecedem a data. A medida visa facilitar o acesso dos teresinenses no ir e vir pela capital e, assim, fomentar o comércio para as compras do fim de ano. Confira o funcionamento do comércio no final da matéria.
LEIA TAMBÉM
Segundo as informações, a novidade já entra em vigor neste sábado (16) e domingo (17), onde a medida se estenderá também para o próximo final de semana, dias 23 e 24 de dezembro. De acordo com o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, a proposta, além de incentivar a economia, pretende ainda ajudar na mobilidade urbana de Teresina.
A gratuidade no transporte público coletivo em Teresina será nos dois sábados e domingos antes do Natal nos quatro Consórcios que operam as linhas de ônibus na Capital. A medida valerá para as empresas do Consórcio Poty- zona Norte; Consórcio Urbanus – zona Leste; Consórcio Therezina – zona Sudeste; Empresa Transcol – zona Sul.
Metrô também será gratuito
Visando estimular as vendas no período natalino, o metrô de Teresina irá funcionar gratuitamente nos dois sábados que antecedem o Natal, dias 16 e 23 de dezembro. Nestas datas, os usuários poderão ir até o centro da cidade sem a cobrança de passagens. A informação foi anunciada pelo Sindicato do Comércio Lojista do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) no dia 6 de dezembro.
Atualmente, existem 11 estações localizadas desde a zona central de Teresina até a zona sudeste. Através do aplicativo MetroPI, os usuários podem conferir diversas informações, como endereços de estações, mapas, horários de funcionamento, tempo estimado para a viagem, valor das tarifas e localização em tempo real.
Funcionamento do comércio no período natalino
Segundo o Sindilojas-PI, o comércio de Teresina funcionará em horário especial nesse período natalino. Nos sábados que antecedem o Natal, dias 16 e 23, bem como os domingos, dias 17 e 24 de dezembro, as lojas do Centro e dos bairros deverão funcionar das 8h às 18h.
Acerca de compensações sobre os trabalhos exercidos nas referidas datas, a entidade destacou que o dia 16 terá compensação na Semana Santa e Carnaval 2024; e dia 23 mediante pagamento de horas extras corrigidas em 60%
Já o funcionamento aos domingos, o Sindilojas informou que o empregador deverá pagar a jornada de trabalho no valor de R$ 53,00 ao colaborador por domingo trabalhado.