Portal O Dia

Técnicos da Anatel vêm a Teresina e Timon para analisar qualidade do 5G

Teresina e Timon vão receber a Blitz da Telefonia Móvel, promovida pelo Ministério das Comunicações, para medir a qualidade das conexões e da cobertura do sinal de celular e internet. Os técnicos da Anatel visitarão a capital piauiense para verificar as conexões 5G em 20 pontos da região metropolitana. Em Timon serão visitados oito locais. Juntas, Teresina e Timon correspondem a uma área de 1 milhão de habitantes com conexões.

“Todo mundo sabe o quanto é importante o sinal da cobertura móvel no dia a dia de cada um. Por isso lançamos o programa Blitz da Telefonia Móvel. Iremos tratar essa questão com as operadoras para poderem melhorar e ampliar essa infraestrutura para toda a população”, explicou Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

Reprodução/Agência Brasil
Técnicos da Anatel vêm a Teresina e Timon para analisar qualidade do 5G

A Blitz da Telefonia móvel foi instituída em 2023 por conta dos crescentes relatos de problemas nos serviços prestados em diversas brasileiras. A iniciativa técnica é uma parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Os técnicos utilizam equipamentos para avaliar a qualidade do sinal das operadoras com o objetivo se elevar os padrões de conexão.

Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, diz que a ideia da Blitz é avaliar de forma pormenorizada a qualidade do serviço móvel celular. “A gente chama tecnicamente de banda larga móvel. Queremos fazer um pente fino nas regiões de Teresina e Timon que estão com o serviço melhor ou pior”, afirmou.

Antes da capital piauiense e a vizinha cidade maranhense, a Blitz da Telefonia Móvel já havia passado por capitais como São Luís, Cuiabá, João Pessoa, Belém, Fortaleza, Natal e Macapá.

Assis Fernandes / O DIA
Técnicos da Anatel vêm a Teresina e Timon para analisar qualidade do 5G

Como será feita a verificação do sinal 5G?

Os técnicos da Anatel medem a qualidade do sinal e a taxa de download das faixas 4G e 5G. Ao final, a Agência elabora um relatório que será encaminhado à Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. As informação também serão enviadas a parlamentares no Congresso e às operadoras dos serviços para que sejam discutidas medidas de melhoria no setor.

A Blitz da Telefonia Móvel faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o ConectaBR. O programa trouxe parâmetros mais rigorosos de cobertura e acesso à banda larga móvel para as operadoras cumprirem.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.