A Polícia Civil do Piauí deu cumprimento, nesta segunda-feira (15), a cinco mandados de prisão preventiva contra cinco homens de iniciais J.C.V.J, L.S.G, W.L.C.S, W.S.B e R.P.F.F, relativos a tentativa de homicídio contra um detento nas dependências da Penitenciária José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia de Teresina.
O crime ocorreu no dia 29 de janeiro deste ano, por volta das 9h30, na Penitenciária José Ribamar Leite, quando policiais penais estavam realizando a triagem e a revista em cerca 30 custodiados em uma cela. No momento, os suspeitos - em posse de uma muleta pontiaguda pertencente a um detento - tentaram tirar a vida da vítima R.O.C, também recluso do sistema penitenciário.
A arma branca foi previamente alterada, tornando-se pontiaguda em uma de suas extremidades, gerando assim uma potencialidade lesiva. E foi o instrumento utilizado para produzir as lesões na vítima. Quanto à motivação do crime, segundo a Secretaria de Segurança Pública, apurou-se que o custodiado R.O.C se desmembrou de uma facção criminosa, para integrar posteriormente outra organização criminosa.
As prisões dos cinco envolvidos no crime ocorreram em diversas unidades do sistema penitenciário estadual, já que eles já haviam sido mudados de penitenciária. O Ministério Público do Estado, no último dia 5 de julho, ofereceu denúncia em face dos cinco presos tornando-os réus por tentativa de homicídio.
Além da tentativa de homicídio, a Penitenciária registrou outros casos de violência dentro do presídio. Em março deste ano, dois detentos foram encontrados mortos na Penitenciária José de Ribamar Leite, a Casa de Custódia de Teresina. O caso aconteceu por volta das 5h do dia 23 de março no pavilhão G e os suspeitos de tirarem a vida dos presos seriam colegas de cela das vítimas.
Os presos que foram encontrados mortos foram identificados pelas iniciais A.K da S.O e I da S.S. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) confirmou que os corpos foram localizados nas primeiras horas desta manhã por policiais penais da unidade, mas acrescentou que a causa das mortes será esclarecida pela Polícia Civil, com a abertura de inquérito.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.